Mercedes-Benz reduz produção no Brasil
A Mercedes-Benz vai reduzir a produção de caminhões no Brasil a partir do mês que vem, com a parada completa do segundo turno de montagem da unidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo. Cerca de 2 mil funcionários serão colocados em férias coletivas.
De acordo com a montadora, a queda nas vendas era prevista para 2023, em decorrência da entrada em vigor da nova norma de emissões Euro 6, que encareceu os produtos.
Mas, além disso, a demanda no ano foi enfraquecida pelo cenário econômico, com juros altos e dificuldades nos financiamentos.
A montadora negocia com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC a melhor forma de paralisação do segundo turno, que pode ser por férias coletivas ou Lay-off.
A montadora destaca que toda a negociação está sendo feita de forma transparente, de forma a adequar as necessidades de produção e manter os níveis de emprego.
A projeção da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) para a produção de pesados em 2023 está em 154 mil unidades, uma queda de 20,4% em relação a 2022, quando foram produzidos 194 mil veículos.