CaminhõesDestaquesEmpresasNotíciasVídeos

Governo dos EUA processa três empresas por remoção de controles de emissões de caminhões

Três oficinas e onze profissionais estão sendo processados pelo Governo dos Estados Unidos por violarem a Lei do Ar Limpo, que exige a instalação de equipamentos que reduzem as emissões de poluentes em veículos pesados, como sistemas de Arla32 e EGR.

De acordo com o Departamento de Justiça dos EUA, as empresas Diesel Freak, Accurate Truck Service e Griffin Transportation, todas do estado de Michigan, realizaram alterações em mais de 400 caminhões pesados, removendo os sistemas de controle de emissões, e usando códigos nas notas fiscais para disfarçar as modificações.

Motores Detroit Diesel de 14,8 litros e Cummins ISX de 15 litros, recebiam alterações em seus softwares, e os sistemas de controle de emissões eram removidos. Com isso, os veículos ficam mais potentes, mas poluem muito mais.

Pelo menos nove pessoas investigadas já confessaram à Justiça dos EUA a participação no negócio, que está sendo considerado como uma das maiores fraudes em sistemas de emissões do país.

No vídeo acima, um dos caminhões modificados pela empresa Diesel Freak.

De acordo com a Justiça, além das modificações no software original dos motores, com reprogramação da injeção eletrônica do diesel, os investigados realizavam modificações em diversos componentes mecânicos.

As empresas serão multadas, e os investigados podem ser presos. A multa para a Diesel Freak pode chegar a US$ 750 mil, por alterações ilegais em 362 motores diesel, e as empresas Accurate Truck Service e a Griffin Transportation podem ter que pagar até US$ 1 milhão pelas violações.

Nos últimos anos, a Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos Estados Unidos reforçou o cerco contra modificações ilegais em motores de qualquer tipo, e várias empresas já foram multadas por isso.

Esse é mais um capítulo da história, mas com grande destaque por se tratarem de caminhões pesados, chamados nos EUA de Classe 8.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF