Montadora chinesa promete lançamento de caminhão elétrico com autonomia de 1.500 quilômetros
Uma conta complicada na hora de desenvolver veículos elétricos é a relação entre a quantidade de baterias e o peso, que consequentemente reduz a autonomia. Por isso, geralmente quando se fala em caminhões elétricos, a autonomia informada não passa muito dos 500 quilômetros.
Quando o caminhão é equipado com células de combustível de hidrogênio, que geram eletricidade para recarregar baterias, a autonomia pode chegar aos 1.000 quilômetros. Mas uma montadora chinesa está prometendo muito mais que isso.
A Xinghan vai lançar uma novo caminhão pesado em agosto, que foi anunciado ontem, 30 de maio. Baseado em uma nova arquitetura de tecnologias, que usa até inteligência artificial, o Xinghan H deverá ter autonomia de até 1.500 quilômetros.
De acordo com a montadora, além de um sistema puramente elétrico, o caminhão deve ter um sistema de célula de combustível a metanol, que amplia o alcance.
A produção inicial é exclusiva para o mercado chinês, e deve começar ainda neste ano, logo após a apresentação oficial. O lançamento ocorre em agosto, em data ainda não informada.
Legal!! Pena que a bateria pese 20 toneladas e o impeça de transportar algo a mais que a própria bateria! O tempo de recarga deve ser entono de 2 meses!