Scania R770 ganha versão 14×4 guindaste para 450 toneladas
O caminhão europeu mais potente recebeu uma configuração única na Dinamarca, onde foi transformado em um guindaste com chassi 14×4. De acordo com a Vognmand Erling Andersen, dona do veículo, o trabalho de transformação do Scania R770 8×4 rodoviários no monstruoso guindaste demorou 2 anos e três meses, por conta da complexidade.
O caminhão teve o chassi alongado, para comportar todos os sete eixos, sendo dois de tração. Todos os tanques e outros sistemas que ficavam posicionados nas laterais do chassi foram instalados atrás da cabine, cobertos por grandes defletores laterais, que integram o design da cabine.
Sobre o chassi foi instalado um poderoso guindaste MPG 450, produzido na Turquia, com capacidade para cargas de até 450 toneladas.
Totalmente aberto, com as todas extensões hidráulicas e manuais alongadas, o guindaste pode atingir até 65,7 metros de altura.
O peso total do caminhão é de 75 toneladas. O guindaste será usado em operações, especialmente de construção, em várias regiões da Dinamarca.