Proprietários de caminhões basculantes devem adequar veículos à Resolução Contran nº 859/2021
Os proprietários de caminhões basculantes precisam realizar de forma obrigatória a adequação à Resolução Contran nº 859/2021, que estabelece requisitos de segurança para esses veículos.
De acordo com a norma, os caminhões equipados com esse tipo de carroceria precisam ter alertas sonoros e luminosos que entram em ação quando o sistema de tomada de força é acionado.
A resolução prevê que, em 2023, os caminhões com placas com final ímpar só poderão ser licenciados nos Detrans estaduais se estiverem com os sistemas de segurança instalados e funcionando corretamente.
Caminhões com placas de final par devem fazer essa adequação antes do licenciamento de 2024.
Caso o proprietário tente emitir a guia de licenciamento desse tipo de veículo pela internet, irá visualizar a mensagem “em desacordo com a Resolução 859/2021″.
Se isso ocorrer, o proprietário precisará ir até uma unidade do Detran de seu estado para obter uma guia para vistoria veicular, realizada por empresa credenciada.
Com o procedimento de vistoria feito e aprovado, será concedida a autorização para iniciar o processo de licenciamento do veículo que atenda aos requisitos definidos na resolução estabelecida pelo Contran.
Além disso, o veículo também deverá ser submetido à inspeção por uma empresa credenciada pelo Inmetro que certifique a segurança veicular para cada veículo que atenda os requisitos previstos na Resolução 859/2021.
Após obter o certificado, o condutor deve agendar uma nova vistoria, para a confirmação da adequação aos requisitos contidos na resolução.
Somente após essa segunda vistoria, será possível solicitar a alteração de dados do veículo com a finalidade de cadastramento e emissão do certificado de registro e licenciamento (CRLV-e) na condição de caminhão basculante regularizado.
Tenho um caminhão velho que precisa acionar duas alavanca para vasculhar o sistema não tem como acionar sozinho e daí fazer a gente gastar dinheiro com vistoria s e um jeito de arrecadação para firmas credenciadas junto ao Detran e ao imetro Brasil de esplorar os trabalhadores
Caminhoneiros já estão catando latinha, agora gastar mais de mil reais pra colocar sirenes em caminhões pra informar que a bascula está levantando!!! Quem são os animais que trabalham no contran? E muito palhaçada pra um país só!!!
Mais uma uma resolução inútil que serve apenas para aumentar os gastos dos proprietários desse tipo de veículo! Enquanto isso várias estradas e vias pelo país, continuam sem condições mínimas de se trafegar
Caminhões antigos realmente tinha um sistema de alavancas que era perigosa, porém hoje o sistema de basculamento é seguro, isso aí é maís uma forma de tirar dinheiro de já luta arduamente para conseguir o sustento.
Cada dia que se passa sinto mais vergonha do nosso Brasil porque não vão lá pro parar Maranhão verificar os lichos de rodovias minas também e melhor que ficar prejudicado quem tá lutando pra alimentar sua família e pagar as contas
Um absurdo o valor disso tudo, querem acabar com o caminhoneiro pobre.!!!!
Esses caras do contran. Entende de que? Para de falar besteira e perturba os trabalhadores.
Absurdo isso. Um país que não dá condições nenhuma para o caminhoneiro, estradas esburacada e sem nenhuma segurança. Quer só cobrar. Oferecer nada.. Brasil e uma vergonha
Pouca vergonha isso, nessa crise que tá , sem dinheiro pra colocar esse equipamento, como fazer? Tá difícil sobreviver com esses parasitas que só sugam o trabalhador autônomo principalmente!