CaminhõesDestaquesNotíciasNotíciasOnibus

Governo desmente Fake News sobre circulação de ônibus e caminhões com mais de 20 anos de uso

Um erro de interpretação da Medida Provisória 1.175/2023, publicada no último 5 de junho, que anuncia o programa de redução de preço dos automóveis e de incentivo à renovação da frota de caminhões e ônibus, tem levado a um falso entendimento de que a medida assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva obrigaria caminhões e ônibus com mais de 20 anos a deixarem de circular. Isso não procede.

Na verdade, o programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com o Ministério da Fazenda, tem objetivo de incentivar a troca de caminhões e ônibus com mais de duas décadas de uso por modelos menos poluentes, como anunciado em coletiva pelos ministros da Fazenda, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin (MDIC).

A proposta é que os veículos antigos sejam substituídos por modelos mais modernos, que emitem até 98% menos material poluente na atmosfera. Conforme texto da MP 1.175/2023, os interessados devem primeiro entregar para a sucata o caminhão ou ônibus que tiver licenciado e com mais de 20 anos de uso.

Assim, o proprietário poderá receber um certificado que dará direito a comprar um veículo, na mesma categoria, com o desconto definido no programa, que varia de R$ 33,6 a R$ 99,4 mil. Podem ser adquiridos modelos leves, semileves, médios, semipesados e pesados; e ônibus urbanos e rodoviários.

O programa terá duração máxima de quatro meses ou até se esgotarem os recursos dedicados. Para saber mais sobre como participar, acesse o tira-dúvidas disponível no site do MDIC.

A expectativa é de que cerca de 15 mil veículos antigos sejam retirados das ruas. Além de causar menos danos ao meio ambiente, a entrega desses ônibus e caminhões às sucatas deverá trazer ganhos adicionais para a indústria, como a queda no preço da matéria-prima usado pelas fundições.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Governo desmente Fake News sobre circulação de ônibus e caminhões com mais de 20 anos de uso

  • Esse plano do governo federal é uma tremenda furada . Motoristas autônomos não consegue trocar de caminhão . Por o frete que os motoristas autônomos recebe mal dar para manter o caminhão . Imagina pagar prestação com esse frete ruim que recebemos. Porque que não tem uma política de frete bom para os motoristas autônomos. Com frete bom caminhão bom .Com frete ruim caminhão ruim . O plano do governo só vai servir para as grandes transportadoras qua já tem créditos garantidos . Motoristas autônomos não tem créditos nem para comprar pneus. Isso o governo não ver a situação dos motoristas autônomos. Quando um motorista autônomo entra em uma concessionária para ver um caminhão ele mal é atendido. Estou relatando porque isso já aconteceu comigo

    Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF