CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotíciasNotíciasTecnologia

Caminhão sem motorista entra em operação no Espírito Santo

A operação com veículo autônomo, que já é realidade em algumas atividades, começou a ser testada pela Suzano em Portocel, terminal multicargas e multimodal localizado em Aracruz, ES, no norte do Espírito Santo. A iniciativa – que envolve uma carreta sem motorista – é considerada inédita no setor portuário e está alinhada à estratégia do Portocel de aprimorar continuamente as operações, fortalecendo sua competitividade.

A tecnologia utilizada nos veículos autônomos foi desenvolvida em parceria com a Lume Robotics, startup capixaba, e a VIX Logística. “Com esse projeto, estamos reafirmando nosso propósito de ir além e fazer sempre o melhor, buscando nos posicionar como um hub de inovação no setor portuário”, destaca o gerente Executivo de Portocel, Alexandre Billot Mori. Ele acrescenta que, juntamente com seus acionistas (Suzano e Cenibra) e parceiros, o terminal vem desenvolvendo estudos para aprimorar cada vez mais sua excelência operacional, por meio de soluções inteligentes e tecnológicas.

“A Suzano já é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras em todas as suas frentes de atuação, e isso inclui a logística portuária. A operação com veículos autônomos que vem sendo testada no Portocel é mais um passo nessa direção”, salienta Wellington Angelo Giacomin, diretor de Suprimentos da Suzano.

Silvia Krueger, diretora de Planejamento e Logística da Suzano, reforça: “Temos investido bastante na busca e implementação de inovação nas operações em todos os nossos terminais. Estrategicamente, queremos continuar sendo reconhecidos por nossos clientes como referência em logística mundial no setor de papel e celulose”.

A Cenibra, outro acionista de Portocel e que exporta pelo terminal toda a sua produção de celulose, também vê a novidade com otimismo. “Portocel já é reconhecido por sua eficiência operacional e iniciativas como a operação com veículos autônomos contribui para fortalecer a posição de vanguarda que o nosso terminal portuário já ocupa”, destaca Adermo Costa, diretor Comercial e de Logística da empresa.

Solução inovadora

O veículo autônomo é um transporte totalmente conduzido por sistema computacional. Na parceria que envolve o Portocel, a Lume Robotics e a Vix foram adaptados dois cavalos mecânicos de carretas que fazem o transporte interno de celulose para os testes com o sistema automatizado, que está sendo feito de forma assistida, ou seja, com veículo tripulado.

Um sistema de inteligência artificial interligado a câmeras e sensores é utilizado nesse processo, integrando diversos subsistemas, como visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomadas de decisão, planejamento de movimento, controle e central de operações.

Estes veículos farão a movimentação interna de carga de celulose, atendendo aos subprocessos de embarque de navio, descarga de barcaças e movimentações internas em pátio, armazém e cais. Eles serão acompanhados e monitorados da sala de controle, por operadores que designarão as missões a serem realizadas.

O resultado esperado a partir dessa solução inclui mais segurança nas operações, padrão de trabalho mais tecnológico, fortalecimento da cultura de fomento à inovação de processos, serviços/produtos, negócio e gestão. Espera-se ainda o reforço da sustentabilidade ambiental, a partir de menor consumo de combustível por meio de uma operação padronizada.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

29 thoughts on “Caminhão sem motorista entra em operação no Espírito Santo

  • É as máquinas rejeitaram os seres humanos,
    Será porque não sabemos trata-las de forma correta nas atividades.😪

    Resposta
  • Aqui perto da minha cidade tem uma mineração que tinha 8 caminhões autônomos fora de estrada, com capacidade para 280 Ton, um deles incendiou por que estourou uma mangueira e caiu óleo na turbina, porque não tinha operador pra apagar o incêndio, então eu pensei, devia ter incendiado todos, é a ganância dos empresários.

    Resposta
  • Em áreas internas pode ser uma boa para empresas já em circulação em via pública dependerá dá aprovação pois leis a serem criadas ainda. Eu sou contra já que todo serviço autônomo trás desemprego ass Marcelo vidal de ACEGUÁ RS MOTORISTA PROFISSIONAL

    Resposta
  • Porque vcs estão se preocupando? O Brasil não pega nem celular em algumas regiões, quanto mais um caminhão robotizado controlado por uma cabine de comando, as transportadoras estão na sua grande maioria falidas e não tem dinheiro como a Suzano pra comprar essa tecnologia, os fretes lixos que as empresas pagam não mantém nem as muriçocas kkkkkkkkk. Se der certo vai ser só nós portos e com as cargas da suzano, a Suzano não faz entregas em morros, favelas, mercados e atacadistas. Deixa uma máquina dessa parada 4 dias na porta de um mercado sem motorista pra vcs verem o que sobra. Quem quer carregar esse lixo da Suzano com seus fretes escritos?? Já estão fazendo isso porque ninguém quer mais carregar essa porcaria, já manda fazer um guizilin automatizado pra enrolar e abrir o saider kkkkkkkkkkkk . Vamos rir um pouco e depois a gente toma vergonha e impõe frete. Caminhão automatizado deixa pro Fernando da Júlio se preocupar, pessoal da transAmericana, della volpe, trans Califórnia. Enfim as grandes empresas que aí eles vão saber quanto sobra no frete de verdade… parabéns inventores da roda kkkkkkkk

    Resposta
  • Com o que vcs estão se preocupando?? Esses fretes lixos não mantém uma máquina dessa, o Brasil não pega nem celular em algumas regiões, quanto mais um caminhão automatizado Controlado por uma central, as transportadoras na sua Grande maioria estão falidas e não tem dinheiro como a Suzano e por fim a Suzano não faz entrega em mercados, favelas, morros kkkkkkkkkkkkkkkkk deixa uma máquina dessa ficar 4 dias na porta de um atacadista sem motorista pra ver o que sobra, se funcionar vai ser nos portos, com cargas da Suzano, quem aqui quer carregar essas porcarias?? Já estão fazendo isso porque ninguém quer carregar esses fretes lixo que eles têm, boa sorte, já providência um guizilin robotizado pra enrolar ou abrir saider kkkkkkkkkkkkkkkk. Graças a Deus a gente vai estar livre desse lixo da celulose nos portos, ahhh arruma lugar pra encostar também nas regiões portuárias, vamos rir um pouco galera e depois tomar vergonha na cara e impor frete….

    Resposta
  • Luiz Roberto da Silva

    Bom Dia meu amigo… Bom Dia.
    A frase é ” Beem” clara …☝🏿…” SEM CAMINHÃO O BRASIL PARA “…sem motorista Não…🤷🏾‍♂️.

    Resposta
  • Allan Carlos Martins de Oliveira

    isso não funciona esses sistema não da certo vcs vão ver

    Resposta
  • É um absurdo. Gostaria de saber aonde vão parar os motoristas humanos que precisam se alimentarem. E os donos de empresas que aceitam tal absurdos dos que criam esse tipo de tecnologia burra…acho que esses crápulas não se alimentam e nem defecam. Para mim devem estarem envolvidos com essa raça que tem grana a subestimar o que Deus criou…mas, vão pagar caro. Até as maiores árvores caem, quanto mais o ser humano…tenho pena deles e os que acatam tal ideias demoníacas…

    Resposta
    • Parabéns pelo q escreveu, em ônibus nas cidades estão demitindo cobradores , da qui a pouco estarão substituindo motoristas q cobram passagem por robôs que dirigem ônibus e caminhões nas estradas

      Resposta
      • Cadê o lula que iria ajudar os pobres , isso de trocar trabalhador por robôs é ajudar ricos , é menos salário q gastam ou pagam

  • Põe 01 coisa na sua cabeça não é só motoristas, vc vai ser descartado também à qquer momento.
    Vai chegar um momento que vamos ser jogados fora sem utilidade

    Resposta
  • Os que estão envolvidos nessas berrações mais cedo ou mais trde vão ser substituídos também, na verdade toda humanidade vai ser destroçada.
    Apoc: Cap:21-Vers:01

    Resposta
  • O TAL DO ANÔNIMO

    Não sou especialista no assunto, mas acho isso uma besteira, vai apenas substituir o motorista, mas terá alguem pra controlar isso, e não vai ganhar mixaria, única economia será se for elétrico.

    Resposta
  • Segue a vida. Assim foi com as velas, cavalos, datilografista… a sociedade avança, ruim para uns e ótimo para muitos.

    Resposta
  • Kelson Marques de Azevedo

    É bem interessante este projeto. Porque não robotizar os pilotos de aviões, comandantes de navios, gerentes de empresas, gestores, engenheiros, projetistas, mecânicos, eletricistas, segurança e tantas outras profissões. Daí não vai precisar pagar salários que já são defasados, direitos trabalhistas e porque não acabar com a raça humana que é complicada daí o faturamento financeiro irá ao topo e finalmente podem vender suas produções aos rotores.

    Resposta
  • LINDOMAR DE OLIVEIRA RODRIGUES

    Também fico triste em ver uma máquina substituindo o homem…mas tem muita coisa ruim pra ver ainda neste Brasil de hipócritas.

    Resposta
  • Gostaria que sua profissão também fosse substituída por robôs, aí queria ver se vc falaria o mesmo! Não são todos motoristas que são ruins, assim como existe mais caminhoneiros, também existem pessoas más em outras profissões e nem por isso devemos desejar que acabem…
    Mas espero que a justiça de Divina venha sobre sua vida, e tudo o que você desejar ao próximo, venha em dobro sobre sua casa!

    Resposta
  • Adilson Alves Dos Santos Filho

    Vai acontecer como o monotrilho daqui do estado de São Paulo, na zona leste terminal sapobemba dois monotrilho se batem assim será nas estradas, deixa vê essa tecnologia quero vê quem vai responder pelos homicídio por essas carretas sem motorista quero só vê, quando da falha no sistema dessas máquinas quero vê só só Deus, satanás que acabar com a humanidade, mais Deus é mais e maior….se Deus é por nós quem será contra nós

    Resposta
  • Pela qualidade dos motoristas de caminhão com quem eu tenho cruzado em estradas afora, da no mesmo, é melhor tirarem os motoristas mesmo, máquinas não sacaneiam.

    Resposta
  • Adenilson oliveira

    Eu acho uma bobagem isto aí é mais desempregado no Brasil

    Resposta
  • Em São Carlos sp não sei se está funcionando mas a tempo foi feito testes com ece sistema para transportar cana de açúcar. Fim do mundo

    Resposta
  • SERGIO NICOLAU DE MENDONCA

    Num futuro próximo não, vai ser preciso nem a cabine avante Brasil

    Resposta
  • Marcelo Ferreira da Silva

    Nunca irão conseguir substituir a mão de obra.
    Isso é um atraso.
    Não vejo nenhum avanço neste sistema.
    Principalmente por essas grandes empresas que na mídia mostram uma expectativa Mais a realidade é outra

    Resposta
  • Se não precisa de motorista, para que colocar gabina, retrovisores, parabrisa?
    Deve ter até bancos lá dentro para o centro de controle…..

    Resposta
  • Luiz Henrique da Silva Lopes

    Desemprego, como nos ônibus sem cobrador.

    Resposta
  • Genivaldo Antônio Lopes

    Tecnologia a serviço do desemprego essa é a verdade .Bom por um lado, mas de outro.

    Resposta
  • Que legal menos empregos menos renda menos circulação de dinheiro

    Resposta
  • Jucemar Ribeiro

    Bom dia a todos. A minha pergunta é com um país defasado de empregos como o Brasil tá. Ainda vem umas ideias dessa e alguém mim diz que isso e um excelente negócio. Isso sim e verdade. Mas já pararam pra pensar. Em quantos pais de família vai ficar desempregado com esse progeto? Esse e o problema do nosso país. Pensam em envoluir mas não pensam em que depende desse emprego. Porque isso vai tirar emprego de gente.

    Resposta
  • Manda todo mundo embora e só fique o dono apertando o botão de liga e desliga, que se afogue em seu dinheiro e arrogância, arrombado.

    Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF