Clone do Volvo FH começa a ser vendido na Rússia
Com a saída de montadoras europeias da Rússia depois do início da invasão à Ucrânia, os transportadores do país precisaram procurar outras marcas, e fornecedores chineses inundaram aquele mercado.
Existem caminhões de todos os tipos e modelos, e muitos são “inspirados” em caminhões de grandes fabricantes.
Mas um em especial chama mais a atenção. Lançado no ano passado, o Dayun V9 é claramente um Volvo FH clonado, já que não há uma parceria entre as marcas para uso da tecnologia.
O caminhão começa a ser vendido na Rússia pela Dayun-Rus, uma empresa com participação de diversos executivos que atuavam nas fabricantes europeias até 2022.
O V9 será fornecido aos transportadores russos em três versões, que se diferenciam pelo tipo de tração, 4×2, 6×2 e 6×4, com suspensão metálica ou pneumática.
De acordo com a mídia especializada da Rússia, o fato do Dayun ser tão parecido com o Volvo é porque a empresa chinesa se “inspira” em decisões acertadas de grandes marcas do continente europeu.
Tirado detalhes da dianteira, como grade e faróis, tudo é muito parecido, inclusive a construção e disposição do painel, bancos, alavanca de câmbio e outros.
O Dayun V9 recebe suspensão a ar, teto alto e piso plano, com boa ergonomia e está bem equipado, com tecnologias como start-stop, travamento central, vidros elétricos, sistema de climatização, teto solar com duas cortinas e acionamento elétrico, sensores de luz e chuva, luzes LED de circulação, iluminação especial interna.
Para a Rússia, o caminhão recebe o motor Weichai WP12.460E50, com seis cilindros, 11,6 litros de cilindrada, e 460 cavalos de potência, com torque de 2.110 Nm.
A transmissão é uma Fast Gear F16JZ26A automatizada, com 16 velocidades.