CaminhõesCaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Projeto que obriga criação de pontos de apoio para caminhoneiros é aprovado em São Paulo

Foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo, no último dia 08 de agosto, o Projeto de Lei 391 / 2023, de autoria do deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos), que torna obrigatória a instalação de pontos de apoio para caminhoneiros e ajudantes nos estabelecimentos que recebam ou despachem mercadorias por meio de caminhões.

De acordo com o texto, as empresas deverão oferecer pontos de apoios aos motoristas, com acesso a sanitários, sala de espera ventilada, equipada com bebedouro e rede wi-fi.

Segundo o deputado Vitão do Cachorrão, estes profissionais necessitam de pontos de paradas de descanso adequados, com banheiros limpos, com possibilidade de um banho, além de estruturas para acolher motoristas mulheres.

RECOMENDADO  Ministério dos Transportes coordena esforços para restabelecer fluxo viário e garantir abastecimento no Rio Grande do Sul

“Atualmente o motorista quando chega no cliente para carregar e descarregar o caminhão, só é permitido a entrada do mesmo, devido as exigências da gerenciadora de risco que assegura a carga e também do próprio dono do produto. Ocorre que em várias situações, os motoristas viajam em dupla, com mais um motorista extra ou também com esposas, que muitas vezes acompanham a rotina de trabalho do marido como uma companhia em determinadas situações. Ora, tanto o ajudante como a esposa ficam aguardando fora do pátio por horas, já houve casos de aguardarem mais de 24h em situação bastante constrangedora, sem banheiro disponível, sala de espera adequada e o mínimo de segurança possível, ficando expostos a situações de roubos, furtos e até sequestros”, destacou o deputado.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

4 thoughts on “Projeto que obriga criação de pontos de apoio para caminhoneiros é aprovado em São Paulo

  • Boa noite,só vou acreditar se meus olhos ver,este projeto na prática, motorista no Brasil e tratado igual a esgoto,lixo, ninguém respeita, principalmente das grandes empresas,pra usar o banheiro tem que se humilhar,um chiqueiro tem mais respeito do que nós caminhoneiro,essa é a mais pura verdade.

  • Joanita jurkievcz

    Espero que se concretize esse projeto pois eu sei que não e fácil pro caminhoneiro e nem pro seu ajudante e pra esposa que acompanha nas viagens, eu sei o que ficar esperando muitas hrs pra fora das empresas sem ter nem água pra tomar .

  • Eu duvido este sonho virar realidade
    Pois naci filho de carreteiro e fui criado na estrada da vida estrada estás todas precárias sem acistenci cheias de ladrões para te roubar e sem direito a nada o que eu falo e sem direito almoço ou jantar e principalmente tomar banho decente e principalmente que considerado um luxo ou anoitecer discanco perdi a conta em um praso de 30 dias trabalhando só dormi ou discansei 4 noites ,até nunca ninguém fez foi nada para ajudar motoristas
    Trabalhei 27 anos carreteiro sofri pão que diabo amaçou está proficao não e considerada trabalho e SIM pior castigo que um cidadão ou pessoa possa ter ??
    Brasil ainda não acabou a escravidão ela continua mais com outro nome no Brasil chamamos de trabalho a escravidão do começo do descobrimento do Brasil sendo todas as produções sem estudo ou seja sem faculdade
    Política e politicos nunca ajudaram motoristas até hoje eu só vejo políticos ajudarem ELES mesmo
    O Brasil falta e respeito limites e principalmente EDUCAÇÃO?
    Diguinidade honestidade sinceridade e principalmente AMOR e PAZ
    Pois todo lugar você vai do Brasil só vê ladrão assaltante estelionatário golpista assacinos drogados estrupador e o Brasil e cada dia passa fica pior ??

  • Ideal ótima porém algumas poucas empresas já tem esse espaço, o que tem que fazer é brigar e ponto de apoio nas estradas municipais, estaduais e federais, pois os postos não estão deixando para para dormir senão abastecer os veículos.
    As concessionária poderia muito bem aliás senão me engano esta na lei do motorista que elas iriam fazer esses pontos de parada para descanso e pernoite dos motoristas e até hoje nada.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading