Rodovias federais poderão ter sonorizador para aumentar segurança
A Câmara dos Deputados está analisando o Projeto de Lei 1894/23, que pode tornar obrigatória a instalação de sinalizadores sonoros entre a pista de rodagem e o acostamento em rodovias federais que vierem a ser privatizadas.
De acordo com o texto do projeto, a medida deverá ser cláusula obrigatória em futuros contratos de concessão.
Esses sinalizadores sonoros ou sonorizadores são ranhuras ou ondulações pequenas que são feitas na margem da faixa de rolagem das rodovias, provocando trepidação e ruído no veículo se o pneu passar sobre elas.
O objetivo deles é alertar o motorista sobre a possível saída de faixa do veículo, especialmente por distração do motorista.
“É de conhecimento comum que muitos acidentes acontecem no acostamento, principalmente em circunstâncias em que ocorre a invasão dessa área por veículos de maneira irregular, já que ultrapassar, transitar ou parar no acostamento configura infração gravíssima”, acrescenta o autor do projeto, o deputado Bruno Ganem (Pode-SP).
O projeto tramita em caráter conclusivo, e será analisado pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.