DestaquesImplementosNotíciasNovidades

Transportadora investe em carretas com a traseira rebaixada para reduzir consumo

A empresa alemã Sievert Logistik investiu na compra de 29 carreta EcoFLEX, produzidas pela Schmitz Cargobull. A empresa já havia adquirido três unidades desses implementos no ano passado, para testes, e os resultados foram promissores.

As novas carretas EcoFLEX tem um sistema que rebaixa o teto e a suspensão traseira, fazendo com que o implemento possa ficar até 50 cm mais baixo do que o normal.

Essa redução de altura faz com que o conjunto minimize a turbulência na traseira, o que impacta diretamente na aerodinâmica e no consumo de combustível.

O próprio motorista realiza os ajustes de altura de carga traseira, variando de 2,70 metros a 2,20 metros, dependendo dos requisitos e da carga, em poucos minutos usando uma bomba hidropneumática.

Os veículos são carregados e descarregados exatamente da mesma forma que nos implementos convencionais tanto pela parte traseira quanto pelas laterais.

“A aerodinâmica tem grande relevância no consumo de combustível e, consequentemente, na emissão de gases de efeito estufa nocivos ao meio ambiente. Com os novos implementos EcoFLEX, damos mais um passo importante em termos de redução de CO2”, afirma Karsten Bley, diretor administrativo da Sievert Logistik SE.

A transportadora conseguiu reduzir o consumo de combustível em 8% com a utilização desses implementos rebaixados, em rotas de longas distâncias. As emissões podem ser reduzidas em até 10%.

As entregas dos novos implementos devem ocorrer até meados de 2024.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

3 thoughts on “Transportadora investe em carretas com a traseira rebaixada para reduzir consumo

  • Kkkk. Tem mane que levanta o rabo, se achando mais inteligente que os alemães. Realmente.

    Resposta
  • Enquanto aqui uns Zé ruelas aumenta a traseira.
    E pior é dizer que dá mais estabilidade…
    Só pode é ter m…. no lugar da massa encefálica….

    Resposta
  • Tudo errado, certo são nossos caminhões todo arqueado com mais de 2m de altura na traseira. Tudo burro esses alemães.

    Resposta

Deixe um comentário!

Consumo do Tesla Semi surpreende Conheça as oito personalidades da Ford F-150 Conheça o Ford Thorco – O caminhão de dois motores Conheça 8 dicas para evitar quebras no seu caminhão Conheça as cores preferidas dos caminhões DAF