Kamaz apresenta caminhão “Robocop” na Rússia
A fabricante de veículos comerciais russa Kamaz apresentou seu primeiro super caminhão não tripulado, o Atlant-49, apelidado pela própria marca de Robocop, em alusão ao super policial do filme da década de 1980.
O caminhão é um basculante 8×4, que perdeu a tradicional cabine Kamaz e recebeu uma célula tecnológica, onde é instalada a central de comando do veículo. Depois de finalizada a construção do caminhão, ele recebeu um implemento basculante, e vai voltar ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Kamaz para refinamento.
Quando o protótipo estiver atualizado e pronto para uso em operações reais, será levado para uma mineradora de carvão na região de Kemerovo.
De acordo com a mídia russa, o caminhão está sendo desenvolvido desde 2020, quando a marca apresentou as primeiras informações sobre o veículo.
A ideia da marca é que ele possa operar de forma 100% autônoma, não recebendo nenhum tipo de intervenção humana durante o trabalho de carga e descarga e durante as viagens. Pessoas só serão necessárias para manutenção e abastecimento do veículo.
O pesado recebe uma transmissão Allison automática, que opera em conjunto com um motor de 500 cavalos de potência, que não teve a versão divulgada, com capacidade para até 49 toneladas de PBTC.
Por ser basculante, parte do desenvolvimento se concentrou no descarregamento do veículo, fazendo com que o caminhão possa ver e entender, por exemplo, linhas de energia próximas, onde seria perigoso levantar a caçamba.
Além disso, os sistemas podem ver o mundo mesmo em terrenos acidentados, fazendo com que o caminhão possa desviar de obstáculos como rochas e buracos de forma totalmente automática.