CaminhoneiroCuriosidadesNotíciasNotícias

Desdobramentos da Lei do Motorista em 2023 podem estar relacionados ao aumento de assaltos a caminhões

O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – SETCERGS, manifesta sua preocupação diante das possíveis consequências do atual cenário da Lei do Motorista, aprovada em 2023, que pode estar contribuindo para o aumento de assaltos a caminhões nos pontos de parada, ou próximos a eles, em todo o Brasil.

Um dos fatores mais relevantes é a impossibilidade de dividir o período de descanso dos motoristas, e a coincidência do descanso com a parada obrigatória na condução do veículo. Desde a implantação da nova legislação, os motoristas devem ficar parados por 11 horas consecutivas dentro das 24 horas no ponto de parada, geralmente um posto de serviço, mesmo se estiverem próximos a sua residência e família. O problema é que nem sempre esses locais oferecem completa segurança para os motoristas.

Segundo o presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, a total falta de segurança e a irritação dos motoristas em cumprir uma jornada que não aceitam estão gerando um descaso sobre o cuidado que o motorista tinha antes. Isso pode resultar em falta de motoristas e aumento da violência.

RECOMENDADO  Homem é preso por uso de Documento Falso em Boa Vista-RR

“A situação é um alerta para as autoridades policiais e órgãos públicos, pois a ineficácia do sistema pode inviabilizar o transporte de cargas, aumentar os custos de seguro e gerar resistência por parte dos embarcadores”, alertou.

O SETCERGS insta as autoridades a revisarem as atuais regulamentações, considerando a realidade enfrentada pelos motoristas e empresas de transporte.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

13 thoughts on “Desdobramentos da Lei do Motorista em 2023 podem estar relacionados ao aumento de assaltos a caminhões

  • Saiu de são Paulo, pegou acidente. E, no trecho liberado, o motorista já passou das 8 horas e não existe pouso para caminhoneiro. E agora?!….. No acostamento não pode dormir. Se a PRF pegar, multa, pois excedeu as horas
    Qual solução que o governo dá para está situação?!….

  • Marivaldo Pacheco

    É BEM COMPLICADO ESSA LEI DO DESCANSO…
    se eu estiver cansado, mas estiver dentro da lei, posso continuar dirigindo e correndo risco, e arriscando os outros condutores.
    SE EU ESTIVER DESCANSADO, E ESTOURAR MEU HORÁRIO, TENHO Q PARAR.
    policiais trabalham armados, e podem trabalhar 24 horas seguidas, e muitas vezes dobrar turno , na ausência de um companheiro.
    APÓS ESSA LEI, A MAIORIA DOS POSTOS COMEÇARAM A COBRAR PÁTIO E BANHO.
    a lei do eixo suspenso, foi derrubada, então cobrando quando manifesto está em aberto.
    A LEI DO FRETE MÍNIMO FOI DERRUBADA, CADA UM PAGA O QUE QUER.
    óleo diesel cada um coloca o preço q quer…
    FRETEBRAS, NO INÍCIO, COBRAVA SOMENTE DAS EMPRESAS Q ANUNCIAVAM OS FRETES…
    agora estão cobrando dos motoristas, para poderem ter acesso aos fretes postados (ABSURDO)
    O QUÊ MAIS IRÃO INVENTAR PRA SUGAREM OS MOTORISTAS?

  • BRASIL ! DITADURA ATE PARA QUEM QUER TRABALHAR, QUER CONTROLAR TUDO ! O ESTADO TEM K FAZER O PAPEL DELE E Ñ CONTROLAR O Q AS PESSOAS TEM Q FAZER !

  • José Antônio

    Roubo sempre teve, o que não tinha era hora de descanso, os motoristas perecia zumbis atrás do volante, por vontade do patrão rodava 20 hrs sem parar , descarregar 11hrs é um jeito de amenizar o descaso que sofremos, fazer um piso salarial é o próximo passo para nossa valorização,

  • JOSE FERNANDES SOARES

    Faço das suas palavras as minhas, trabalhei como motorista, por mais de 40 anos, eramos verdadeiros escravos, ao ponto dos patrões carimbar em nossas carteiras de teabalho, que por exercemos funcões externas não tinhamos direitos a horas extras.

  • Jorge Pinto Barbosa

    Gosado o motorista ter direito a dormir bem ,se alimentar não pode si se preocupar em ganhar com o trabalhe escravo do motorista .

  • Rogério ou Luceni

    O dia que houver estrutura e condições para implantar uma lei dessas , pode até dar um pouco certo, no mais, palhaçada total! Deve se combater os excessos isso sim! Agora, você estar próximo de casa ou de um local melhor com segurança e ter que parar pra cumprir descanso obrigatório? Falta de conhecimento de quem aprovou uma porcaria de lei como essa, combata os excessos e tudo se resolve

  • Falou tudo Silva, faço da suas palavras as minhas…

  • Celso rios barbosa

    Alguém q concorda com uma palhaçada dessa tal lei do descanso deve ser um baita preguiçoso,lei pra imbecil cumprir mesmo

    • Jorge Pinto Barbosa

      Imbecil preguiçoso deve ser vc pois todo trabalhador e mesmo os donos de empresa tem seu descanso,tempo para se alimentar e ficar com a família só o motorista que tem de ser obrigado a ser escravo.

  • Nos motoristas estamos satisfeitos sim, quem não está é as empresas pois não estamos trabalhando em regime de (escravidão só falta agora acabar com as comissões e termos um piso salarial)

  • A preocupação deles com certeza, não é sobre a insegurança dos motoristas, pois os roubos sempre aconteceram, mas sim com a lei que hoje regulariza a jornada de trabalho dos motoristas, os quais deixaram de serem escravos dos patrões, essa é a verdade.

  • A preoc

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading