Caminhões do Grupo Traton receberão versões autônomas de nível 4

Caminhões Scania, MAN e Navistar (International) serão equipados com tecnologias de direção autônoma de nível 4, desenvolvidas pela empresa norte-americana Plus. Testes com essa tecnologia já acontecem na Europa e Estados Unidos, ainda com motoristas de segurança dentro dos veículos.

De acordo com o comunicado de imprensa das empresas, as montadoras do Grupo Traton iniciarão testes em operações reais ainda neste ano, em conjunto com empresas parceiras, e a partir de 2025, a tecnologia começará a ser comercializada.

“Vemos os veículos autônomos como uma parte fundamental da nossa oferta para uma gama completa de soluções de transporte seguras, eficientes e sustentáveis ​​que podem ser adaptadas de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, algo que é ainda mais fortalecido pela nossa parceria com a Plus”, disse Peter Hafmar, Vice-Presidente e Chefe de Soluções Autônomas da Scania, liderando a coordenação de Soluções Autônomas do Grupo Traton.

RECOMENDADO  Caminhão autônomo Kodiak já opera rodotrem com 3 carretas no Texas

A parceria baseia-se no desenvolvimento conjunto entre as marcas do Grupo Traton e a Plus ao longo do último ano.

As equipes de engenharia das empresas começaram a testar os caminhões autônomos de nível 4 no movimentado corredor de carga entre San Antonio e Dallas, no Texas, e irão expandir para outras rotas do Texas e no corredor I-10.

As implantações comerciais se expandirão gradativamente ao longo dos corredores estratégicos dos EUA.

Na Europa, os testes acontecem atualmente numa rota entre Södertälje e Nyköping, na Suécia, e há planos para realizar operações piloto com clientes  em outros países europeus em 2024.

A tecnologia de automação de nível 4 permite que o veículo opere de forma totalmente independente, mas mantém o posto de condução, com volante e pedais, para que um motorista possa dirigir o veículo quando quiser.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading