Renault E-Tech T Diamond Echo elétrico faz rota de 23 mil quilômetros pela Europa

Recentemente, um caminhão Renault Trucks E-Tech T Diamond Echo totalmente elétrico completou um percurso de 23 mil quilômetros por toda a Europa. A viagem começou em abril e terminou na Finlândia, com frio de -19°C.
Para a viagem, esse caminhão recebeu uma pintura eletroluminescente para destacar seu trem de força elétrico, e passou por França, Holanda, Reino Unido, Espanha, Suíça, Bélgica e Alemanha, viajando cerca de 700 quilômetros por dia graças a carregamentos intermediários.
A maior distância percorrida por este Renault Trucks E-Tech T com uma única carga das baterias foi de 360 km, em uma única viagem entre a Suíça e a Alemanha.
O encerramento do percurso na Finlândia se deu para demonstrar o desempenho de caminhões elétricos em condições climáticas adversas. Na chegada à Finlândia, o Renault Trucks E-Tech T Diamond Echo percorreu 1.600 quilômetros entre Helsinque e Rovaniemi, na Lapônia, incluindo uma etapa de 250 km com uma única carga e um dia culminando em 700 km, com duas cargas intermediárias.
Esta expedição ajudou a dissipar uma série de ideias preconcebidas sobre o desempenho de caminhões elétricos em frio extremo.
“Os testes realizados na Finlândia confirmaram que os caminhões elétricos permanecem totalmente operacionais, mesmo em condições rigorosas de inverno,” explicou Régis Pierrelle, Diretor de Operações de Eletromobilidade da Renault Trucks. “Ao contrário da crença popular, não encontramos problemas relacionados à autonomia, disponibilidade de carregamento ou tempos de carregamento. O aquecimento da cabine não teve impacto significativo na autonomia, em grande parte graças ao sistema de pré-aquecimento programável oferecido pela Renault Trucks, que otimiza o consumo de energia”.
Nessas condições climáticas severas, com temperaturas caindo para até -19°C, o caminhão elétrico manteve níveis de desempenho comparáveis aos dos caminhões a diesel. O frio causou um ligeiro aumento no consumo (entre 10 e 15%), principalmente devido a fatores comuns que afetam todos os tipos de motores, como aerodinâmica e pneus de inverno.
“Um dos nossos clientes na Finlândia até nos disse que, em um dia de -30°C no inverno passado, o único caminhão de sua frota que deu partida foi um modelo elétrico da Renault Trucks. Os caminhões a diesel foram paralisados por causa da cristalização do AdBlue (Arla 32)”, acrescentou Régis Pierrelle.
Com o encerramento desse teste, a Renault Trucks completou um ano de testes operacionais dos caminhões elétricos.
