Mercedes-Benz eActros 600 viaja da Alemanha para a Suécia para testar o sistema de carregamento de alta potência

Imagem de Mercedes-Benz Trucks

A Mercedes-Benz Trucks segue avançando na implementação do padrão Megawatt Charging System (MCS) para o eActros 600, seu caminhão pesado elétrico de longa distância. Como parte de um rigoroso teste com dois modelos compatíveis com o MCS, engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks estão avaliando o carregamento por megawatt.

O objetivo dessa iniciativa é garantir compatibilidade ideal entre o veículo e estações de carregamento de megawatts de vários fabricantes, além de obter informações valiosas sobre usabilidade em condições reais, inclusive durante o inverno, cobrindo desde a curva de carregamento e a potência média até o desempenho geral da infraestrutura MCS.

Teste em rotas europeias de transporte de longa distância

O percurso do teste cobre aproximadamente 2.400 quilômetros, partindo da Alemanha, passando pelos Países Baixos, Bélgica e Dinamarca, até a Suécia. O ponto de partida é a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth am Rhein, com destino final em Linköping, no sul da Suécia. Os veículos devem ser recarregados tanto em pontos públicos quanto privados MCS, especificamente projetados para caminhões.

RECOMENDADO  Uruguaio realiza o “Sonho Americano” e se torna dono de transportadora nos Estados Unidos
Imagem de Mercedes-Benz Trucks

Peter Ziegler, Head de Componentes de E-Charging da Mercedes-Benz Trucks, reforça: “Os principais desafios no carregamento em megawatts estão na harmonização do veículo com diversos sistemas de carregamento. Ao mesmo tempo, as correntes extremas do carregamento MCS exigem muito do gerenciamento térmico. A atual rodada de testes é uma oportunidade importante para avaliar esses aspectos em condições reais de operação.”

Carregamento mais rápido e maior eficiência na estrada

Com capacidades de carregamento de até 1.000 kW, as baterias de caminhões elétricos podem ser carregadas muito mais rapidamente na comparação com a tecnologia CCS atualmente mais comum – por exemplo, com MCS o eActros 600 precisa de apenas cerca de 30 minutos [1] para carregar as baterias de 20% a 80%.

O carregamento mais rápido via MCS permite que os clientes realizem processos logísticos mais eficientes e flexíveis em operações de longa distância, desde que exista a infraestrutura adequada. Atualmente, há poucas instalações públicas MCS na Europa.

RECOMENDADO  Mercedes-Benz anuncia venda de 7 mil caminhões militares Zetros para o Exército da França

Para transportadoras e operadores de frotas, o carregamento MCS pode oferecer vantagens econômicas, aumentando o potencial de utilização do veículo. Isso, por sua vez, pode facilitar a transição para caminhões elétricos à bateria no transporte de longa distância.

O padrão MCS está sendo liderado pela organização CharIN e padronizado internacionalmente em colaboração com fabricantes de caminhões. Interfaces uniformes entre estações de carregamento e caminhões elétricos facilitam o desenvolvimento de uma rede pan-europeia de carregamento rápido para veículos comerciais pesados.

Imagem de Mercedes-Benz Trucks

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading