20 de dezembro: dia do Mecânico

por Blog do Caminhoneiro

ct_vw_spDe médico e louco todo mundo tem um pouco. Partindo do conhecido ditado podemos dizer que na hora que precisamos “tratar” de nosso veículo, o melhor médico recomendado é o mecânico. E o que médicos e mecânicos precisam ter em comum? Capacitação, qualificação.

Já passou o tempo onde encontrávamos nas oficinas aqueles lindos pôsteres, mão e roupas repletas de graxa, barba por fazer e por aí vai, é fácil lembrar esse cenário que faz parte do passado das oficinas.

Os verdadeiros médicos, doutores de nossos carros, os mecânicos, são eles que nos dão: segurança, conforto e economia, para nosso lazer, prazer, trabalho e realizações. O mecânico é o profissional que cuida da manutenção de veículos, motocicletas, motores e similares, desmontando, reparando, substituindo, ajustando e lubrificando o motor e peças anexas, órgãos de transmissão, freios, direção, suspensão e equipamento auxiliar, para assegurar-lhes condições de funcionamento regular.

Esses profissionais utilizam ferramentas e instrumentos apropriados, para recondicionar o veículo e assegurar seu funcionamento regular. Essa profissão sofreu grandes transformações com o decorrer dos anos, limpou seu ambiente de trabalho, organizou sua clientela e aprendeu que para continuar no mercado é preciso se atualizar sempre.

Para muitos parecia que não seria necessário ter o mecânico, a profissão do passado cresce e se torna atualmente a profissão do futuro. Para isso o mecânico agora se torna reparador e precisa se preparar e buscar qualificação, profissionalização, para se manter atualizado com as novas tecnologias e inovações, cada vez mais sofisticadas.

Entre os vários caminhos para buscar sua qualificação, o mecânico pode buscar institutos e treinamentos especializados, com referências no mercado automotivo e do MEC, e que oferecem cursos pagos e gratuitos em todo o Brasil. A internet é hoje uma importante ferramenta na formação desse novo conhecimento. Vejamos por onde começar:

Senai – Oferece cursos de formação continuada, desde iniciantes até profissionais que já atuam na área e buscam aperfeiçoamento e especialização.

Institutos Federais – Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia cobrem todo o território nacional. Já é possível, por exemplo, realizar Curso Técnico em Manutenção Automotiva através do sistema e-Tec Brasil, combinando aulas presenciais com educação à distância.

Etecs e Fatecs – Em São Paulo, o Centro Paula Souza, que administra as Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Técnicas (Fatecs), oferece gratuitamente cursos técnicos profissionalizantes em Automobilística.

Mecânica Online® – Oferece treinamentos on-line sobre mecânica automotiva, estrutura do automóvel, injeção eletrônica e diversas áreas relacionadas com o automóvel. Disponibiliza também a Coleção AutoMecânica, com os mais recentes assuntos da tecnologia veicular.

Universidade do Mecânico – Programa nacional de treinamento à distância.

Graduação – Para quem já possui ensino médio completo e deseja ter diploma de engenheiro, as opções são bastante variadas, como os cursos de engenharia mecânica ou mesmo os de engenharia mecatrônica, que combina mecânica, ciência da computação e eletrônica, uma mão na roda para entender os automóveis atuais.

Coluna Mecânica Online® com Tarcisio Dias - Todos os dias 10, 20 e 30Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânica com habilitação em Mecatrônica e Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) e desenvolve a Coleção AutoMecânica.
E-mail: [email protected]

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!