Renegados pelo mercado, barganhas ou não! [Melhores a se comprar]

Cópia de Eduardo Oliveira - Itapecerica da Serra-SP -




Continuando a série de textos falando sobre melhores caminhões a se comprar, hoje vamos falar de caminhões diferentes. Das barganhas do mercado de caminhões pesados, aqueles caminhões que não tem uma procura muito grande, comercio fraco, seja por conta da sua marca que não tem tanto respaldo, um motor que não foi aprovado pelos clientes, entre outros detalhes.

Iveco Stralis:

bagatela!
bagatela!

Logo quando foi lançado o programa Pró caminhoneiro pelo governo federal o caminhão que eu me lembro que mais vendeu nos primeiros meses foi o Iveco Stralis, com seu novo modelo, todo redondo e moderno. Vendeu por ser um caminhão com um preço bem a baixo que os outros na época, e porque as propostas das revendedoras eram as melhores. Porém o tempo passa e os pesares vão aparecendo, o Stralis ganhou fama de beberrão e problemático depois dos primeiros 2 anos de uso. Com isso e mais alguns defeitinhos esse caminhão foi perdendo seu valor, hoje pode-se encontrar exemplares até 2010 por menos de 150 mil reais. Barganha? Será?

VW com 5° roda.

mais barato que muito 112H por ai!
mais barato que muito 112H por ai!

O bob esponja com quinta roda, ou o “quinem” eram a saída pra muitos caminhoneiros que não tinham grande potencial de aquisição até o ano de 2007. Depois disso ficou fácil comprar caminhão, então esses primeiro modelos como o Titan são encontrados a troco de pamonha (mentira) em estacionamentos, principalmente na grande são Paulo onde existe grande fluxo e baús. Então se você precisa de um caminhão barato, e tem paciência, não para  procurar, para subir serra mesmo, ta ai uma barganha!

Axor 2040 e 2044 de 2006 a 2008.

mula
mula

Existem certos detalhes que “matam” certos caminhões no mercado, o Axor tinha tudo pra ser um caminhão de meter medo na concorrência, mas não foi bem assim, um mero detalhe chamado “entre eixos” que afeta toda a estrutura e conforto do caminhão foi um dos responsáveis (além do alto consumo de combustível) pela baixa expressividade desses caminhões no mercado dessa época. Tanto que seu conforto, ou falta dele, lhe fizeram herdar o apelido do seu “pai” 1935 de Mula. A MB se não me engano sanou o erro, mas ainda esses caminhões não são tão bem aceitos no mercado até hoje.

LEIA MAIS  Volvo lança nova série de vídeos do projeto “Feras da Estrada”

Scania 440 e 470 (os Turbocoumpound)

anuncio scania

Em 2007 junto com o lançamento das novas linhas P,G e R a scania lançou 2 motores na época que continham uma tecnologia até então pouco vista nos caminhões, um sistema com 2 turbinas que reaproveitava os gazes saídos da câmara de combustão para girar o volante do motor (algo bem mais complexo, mas resumindo é isso) que gerava mais potencia. Lembro até hoje qual foi a palavra que o sujeito que estava la apresentando me disse “Esse sistema é o novo intercooler”. Querendo dizer que ele ia revolucionar o mercado assim como o intercooler revolucionou nos anos 70/80. Bom se fosse, não sei se é por conta deste sistema ou algum arranjo do motor (acredito que não, pois é o mesmo do 420 mas com 2 turbinas) que tornou esse caminhão muito problemático, quando eu digo muito é muito mesmo. Dizem que baixa muito óleo, que não tem pressão (tanto que voce pode acelerar o que for, a fumaça sai de forma amena no cano de descarga, devido a 2° turbina). Modelos de 2007 a 2009 (saiu de linha pq não vendeu) COMPLETOS são encontrados na faixa de 150 MIL REAIS, sim 150 mil por um SCANIA de mais de 420 cv! Barganha? Acho que para um autônomo que cuida do caminhão, com toda certeza!

Toda linha V8 da Scania!

mais barato que muito 113 por ai!
mais barato que muito 113 por ai!

Deixei esse por ultimo porque sei que vão me criticar demais por isso, mas “vêoiteiros” me desculpem (kkkk) V8 da Scania nunca foi um motor bom, manutenção cara, pouco confiáveis, beberrões e por consequência ruins de comércio. Os primeiros 140/141 eram um desastre, baixavam óleo 10% natural e 90% porque evaporava (sera que esquenta o motor?). Existe uma historia que os motoristas de 142 sempre comiam comida quentinha, era só deixar no assoalho do bruto que a comida nunca esfriava. O 143 tinha um cupom de compra em atacado de Diesel porque só assim pra mante os gastos. O 164 é tão raro quanto um elefante branco andando de bicicleta sem rodinhas segurando um guarda chuva com a tromba. Enfim, não adianta vir me falar que V8 é igual a vióla, só toca quem sabe, essas frases de Vêoiteiro que muitos dizem por ai, porque eu sei com fontes confiáveis, de 164 480 pouco rodado (300 mil Km) completo com até optcruise sendo vendido a 180 mil reais. E 9 entre 10 desses “cento e quarenta” tem o emblema de V8 mas o motor é sempre de 113. “Zoeiras” a parte os motores V8 da Scania tem sua fama ruim porque a maioria dos transportadores não se adaptaram bem a ele, fora isso ele é um motor normal, com um torque mais elevado, tirando isso é a mesma coisa. Claro com o “renome” dos Scania V8, não deixa de ser um caminhão de vitrine, que assim como um carro de luxo baixa 30% do seu preço a partir do momento que se passa do portão da loja. Um próprio vendedor da Scania me disse “V8 é muito mais pra se mostrar do que para se ganhar”. Então é um renegado do mercado, se é barganha? Como dizem os Vêoiteiro, se você souber tocar, é bom.

LEIA MAIS  Iveco fornece 90 unidades da Daily Hi-Matic Blue Power NP para o grupo Casino

 

E aqui chega ao fim a série “Melhores a se comprar” da coluna Hélio David. E terminando com uma Novidade, o Blog do Caminhoneiro esta preparando uma super surpresa, um portal para guia de compras de caminhões, com todos os modelos vendidos no mercado nacional com ficha técnica e tudo mais. Ai basta você achar seu caminhão, ver se ele esta ou não na série “melhores a se comprar” e correr pro abraço, ou volante!

Muito Obrigado aos leitores que comentaram, mandaram sugestões e dicas para nos.
Até a próxima!
Abraço!




34 comentários em “Renegados pelo mercado, barganhas ou não! [Melhores a se comprar]

  • 18/10/2017 em 21:27
    Permalink

    alguem tira a minha duvida!! vou comprar um scania pra puxar ls.. tava pensando num g 380 2009 2010…. so que apareceu um g 420 2011 por um preço bem em conta.. baixa km… so que e 6×4!!!! nao sei se vale a pena , ja que vai puxar ls…sera que vou perder no consumo de comustivel??

    Resposta
    • 03/11/2017 em 22:17
      Permalink

      Exatamente Joao, só ira valer a pena se ira puxar conjunto, e de preferencia Rodotrem ou Treminhão, estamos falando de 45 a 48ton, porque somente assim justificaria o gasto a mais no combustivel. Mas tambem depende da tocada, conheço varios que faz um 6×4 ter um consumo proximo a um 4×2.

      Resposta
  • 16/05/2017 em 09:52
    Permalink

    Foi infeliz ao falar do v8, deveria trabalhar com um antes de escrever.

    Resposta
    • 25/03/2018 em 13:00
      Permalink

      RAPAZ EU ACHO QUE ELE ESTA CERTO, MEU PAI ME VENDEU O 143 DELE EM 2009 EU USEI SÓ 1 ANO E NÃO GUENTEI, O BICHO BEBE MAIS QUE O LULA13, E ISSO É PORQUE SOU CUIDADOSO, TRABALHO NO RPM VERDE SEMPRE, EU TROQUEI ESTE EM OUTRO CAMINHÃO E O CONSUMO E A MANUTENÇÃO É BEM MENOR,ISSO SEM FALAR NA TEMPERATURA QUE O 143 É UM FORNO.

      Resposta
  • 03/03/2017 em 14:48
    Permalink

    Estou querendo investir no ramo de transportadora, iai alguém pra opinar sobre ?

    Resposta
  • 10/01/2017 em 09:08
    Permalink

    Poxa parceiro! Atualiza aí, o mercado mudou pacas e é bom se manter atualizado! Fora isso show de bola o texto! Mijando de rir com alguns comentários!

    Resposta
  • 28/11/2016 em 01:48
    Permalink

    Me falem do eurotech 370? Bebe muito,manutenção cara? Quais os prós e os contras desse caminhão barato?

    Resposta
  • 24/10/2016 em 01:15
    Permalink

    Não entendo esse setor transporte… Se vc tem caminhao velho, você não consegue mais carrega ló…ai vc vai banco e atola divida para ter caminhao zero,e o valor frete e a mesma coisa do q vc transportar caminhao velho….conclusão vc pegou caminhao q vale aproximadamente 200 mil p ganhar mesmo frete q seu caminhao q valia 80 mil fazia…

    Resposta
  • 25/07/2014 em 14:08
    Permalink

    tenho um 143 ano 1995 seis marchas origuinal … ta comigo a seis anos ..conpleto ar condicionado nunca esquento dentro d cabine nem os pes principalmete ..gasta menos qui qualquer caminhoa novo ki usa arla…ta com um milhao e novicentos mil vira ta 025 ,,kits novo origuinal.nunca quebrol um cano injetor…..acho ki nao ezizte caminhao ruim eziste caminhao sem dono..

    Resposta
  • 28/06/2014 em 22:41
    Permalink

    Era legal fazer mais um post sobre esse tema de dissipação de calor dos V8 scania.

    Resposta
  • 29/05/2014 em 16:45
    Permalink

    e quanto ele bebe eu acho gue mito eu e meu compradre enchemos os tangue em santos e completamos na 040 belo horizonte ele 113 ano 96 eu 142 ano 85 ele ficou de boca aberta o meu 142 pegou menos diesel ele tinha essa onda de me encher o saco sempre dizendo o soçio do posta tampei a boca dele depois o pai dele queria compra meu v8 omeu era 86 corrigindo o ano chapa 4331 e o modo com se derige na serra subia rindo em7marcha eu sobia em 6 para nao judiar

    Resposta
    • 30/05/2014 em 16:45
      Permalink

      O V8 é bom, em momento algum eu por exemplo relatei sobre má qualidade do mesmo, jamais, eu teria um também, porém o 6 cilindros evoluiu muito e ganhou espaço, veja quantos caminhões de alta potência circulam pelas rodovias que nem o FH520, 540 e compare aos V8. Concordo sobre a tocada com giro mais baixo, por isso que é um caminhão para especialistas e de preferência para patrões. Eu trabalhei em oficina, e até hoje como hobby eu dou um apoio para um parceiro meu, inclusive já vi 142 abrir motor com 1 milhão e 400 mil. E as oficinas boas para V8 que eu conheço estão em Ponta Grossa e uma em Lajeado, de um senhor que está bem velhinho. Confirma se é esta.

      Resposta
  • 22/05/2014 em 21:24
    Permalink

    Sobre o motor V8 esquentar é verdade, a capacidade de discipação de calor é bem menor que em um 6 cilindros, os motor D16 de alta potência por exemplo se dão bem melhor no clima quente da Austrália, fato é que esta conquistando cada vez mais clientes por lá!

    Resposta
    • 23/05/2014 em 13:48
      Permalink

      É intrigante esse lance de dissipação do calor nos V8, afinal são 2 cabeçotes em 90º, era para ser muito melhor, pois o ar encontra os cabeçotes, um ao lado do outro, uma questão de lógica. Mas não podemos esquecer que o 6 cilindros possui menos peças, como 2 cabeçotes, 8 válvulas, etc…

      Resposta
      • 29/05/2014 em 16:33
        Permalink

        eu acho que voçe esta esculaçando demais o grande v8 nao e tao ruin assism banban ja tive e se eu tive condiçoes compraria outro a mercedes lançou este ano v8 banbam no alasca maioria dos pesados e v8 banbam eu acredito um dos proplemas e o modo de conduçir o v8 ele foi criado para andar pesado no giro mas os amigos sentao ope ai a casa cai eu cheguei trocar tres qites so andava no pau fora de giro eu puxava container mas tive colegas puxava so madeira pesada sem correria no giro nao tinhao reclamaçao babam tu ja tiveste um para ta falando ou tu escutou conversa de pe de orelha omeu nunca mexeu na bomba nunca troguei motor de arangue so troguei quites por minha iguinorançia e tem outra coisa nao tem mecanico bom para v8 um ou outro a nao ser no sul la tem quem manja bem ‘e a maioria de v8 antigo ja eram usado por trans com gara especial a 20 por hora ai cai para carregar 27 tonelada ai comçar a corre com ele ai a casa cai

  • 20/05/2014 em 23:49
    Permalink

    Faltou mencionar o MB1941 e também o eurotech 370. Tem no mercado por 55mil. Preço de jacaré ano 80.

    Caminhão é ferramenta, se alguém pretender desfilar de caminhão prepare o bolso pois a diversão custa caro.

    Hoje na minha opinião o melhor custo benefício é o Volvo FH440 ishift [460 euro5]. Tem frotistas em MS e MT que só trabalham com volvos FH. Afirmam eles que a média [diesel] é ótima, não quebram e a economia em reais comparado com o Scania chega a ser o valor dos pneus do bitrem. Se comprar tudo novo.

    Temos Scania na família e não temos o que reclamar da máquina [só reclamamos dos concessionários sanguessugas mercenários], mas já é percebido por todos que a fabricante se acha a última bolacha do pacote, ou a picanha mais gostosa do churrasco. Ela se engana! Já foi o tempo onde somente ela era a menina dos olhos dos caminhoneiros autônimos e frotistas aqui no Brasil.

    E agora que a VW comprou mais um pouco da Scania [quase tudo], o que será que acontecerá com o a Scania?! Com seu brilho, com o seu orgulho?!

    Resposta
  • 20/05/2014 em 14:10
    Permalink

    Agora é a minha vez! Sou admirador de Scania! Mas sou realista, esse Turbocompound é embaçado, teve frota que apostou neste sistema e abriu o bico, a Codema por exemplo consertou muitos DT12; e o motor V8 é algo complicado mesmo, apresenta vazamentos anormais, os DS14 quando quebram canos de bico, pensa na situação complicada.
    Deixa eu mostrar uma realidade nas estradas, se passam 10 FH 520 ou 540, quantos V8 de alta potência passam? Já fiz o meu cálculo, é 0 ou 1.
    Como escrevi acima, sou realista e afirmo: Experimente um FH por exemplo, guarde as pedras no bolso, ande com o caminhão, sinta-o, compare seus números e depois avalie sem o coração. Pode fazer isso com um Axor, um International 9800i que é um ótimo caminhão também. Um motor 6 cilindros em linha é mais negócio, possui 7 mancais para prender o virabrequim, enquanto o V8 tem apenas 5, fato este que a Scania se acertou com o DC13 do R440.

    Mandem mais comentários, vamos discutir de forma civilizada, sem agressões, sempre respeitando as opiniões, afinal vivemos numa democracia.

    Aproveitem e comentem na postagem que eu fiz sobre Volvo FH16 750 x Scania R730:

    http://mundodospesados.blogspot.com.br/2013/11/volvo-fh16-750-x-scania-r730.html

    Resposta
  • 18/05/2014 em 09:34
    Permalink

    V8 na europa vende muito bem, so no Brasil que tem essas coisas.
    Vai entender o que acontece com esse pais.

    Resposta
    • 29/10/2016 em 14:49
      Permalink

      A Europa tem um clima predominantemente frio esse é um dos motivos dos V8 trabalharem melhor la, além de estradas que permitem velocidades médias mais altas o que também contribui para a melhor troca de calor

      Resposta
  • 17/05/2014 em 20:25
    Permalink

    Cara,gostei da postagem,porém acho que você deveria se informar um pouco melhor sobre os motores V8.

    Resposta
  • 17/05/2014 em 18:49
    Permalink

    nao precisa de materia sobre MELHOR CAMINHAO PRA SE COMPRAR, todo mundo sabe que VOLVO é omelhor. tenho fh 2000 e ja ta com 1.950000 km troquei kits motor com 1.500000, e o caminhao so trabalha, preciso falar mais? fora media que sao as melhores…

    Resposta
  • 17/05/2014 em 18:39
    Permalink

    Se comentou aqui de diversas marcas de caminhoes inclusive se chamou o SCANIA de mau negocio devido alguns modelos de caminhoes que nao emplacaram; eu pergunto existe alguem ou algo perfeito nesse mundo? So para lembrar eu estava de viagem pelo nordeste e vi um SCANIA111 placa do estado do PARANA eta caminhao bom.

    Resposta
  • 17/05/2014 em 14:59
    Permalink

    Pra quem vir aqui comenta assim “só saber levar que faz media” só dou 1 resposta:
    Existe um comprimido bom pra sede, que se vc tomar ele com 2 copos de agua a sede passa na hora!
    Entendeu?…se levar na manha qualquer caminhao faz media!

    Resposta
    • 17/05/2014 em 15:44
      Permalink

      Mas é claro. Por isso não tem sentido dizer que o caminhão é beberrão.

      Resposta
      • 19/05/2014 em 00:21
        Permalink

        Não é só essa história de saber tocar,. Esses caminhões novos da mercedes, por exemplo, são caminhões com boa média, e não tem essa de saber tocar.. eu ando bem na faixa dos 90 e faço uma boa média no mercedão..não vivo por ai me matando em cima de um caminhão, atrasando o trânsito e puxando fila pra dar boa média de consumo pro patrão não.

  • 17/05/2014 em 14:51
    Permalink

    Continue com esta série de análises. Material muito interessante, quer concordando quer não com sua opinião. Talvez no próximo post falar sobre as buchas do mercado…

    Resposta
    • 17/05/2014 em 15:08
      Permalink

      chuck, olhe na minha coluna que tem outros textos da série, divididos por faixa de preço!
      Esse infelizmente foi o ultimo, mas tem outros 3 ou 4 anteriormente!

      Obrigado!

      Resposta
  • 17/05/2014 em 14:40
    Permalink

    Deu pra perceber q VC não sabe nada a respeito dos motores v8 (não tenho v8 )

    Resposta
  • 17/05/2014 em 12:13
    Permalink

    Não sei is outros V8 da Scania, mas o 140/141 são muito bons. Essa história de ser beberrão é porquê não sabe tocar, meu pai, com a LK dele (sim, ele ainda tem e trabalha com a LK dele) faz mais média que o nosso Iveco Stralis 2011, que se souber levar faz média também. Sobre esquentar, não é só o 142, o 140/141 também esquentam bastante. Antes que me digam que o V8 do meu velho é motor do 113, não é, é o motor do 141 (DS14 de 375cv), o motor foi trocado, pois o caminhão é um 140.

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!