Manutenção preventiva faz Turbo Garrett superar 1,5 milhão de quilômetros

mercedes-benz-1113

O caminhoneiro Sebastião Arriel acaba de completar 1,5 milhão de quilômetros percorridos em seu Mercedes-Benz 1113, modelo 1975, com motor alimentado por um turbo Garrett remanufaturado. Ao longo desse percurso, enquanto o turbo recebeu apenas manutenção preventiva, o motor do veículo precisou de três retíficas.

Manutenção adequada é a fórmula adotada por Sebastião, que utiliza o veículo para as viagens entre Sabará ou João Monlevade, em Minas Gerais, até São Paulo, no transporte de barras de ferro, da Arcelor Mittal, destinadas à produção de peças, ferramentas e produtos para diferentes aplicações profissionais.

Mineiro, da cidade de Perdões, Sebastião Arriel justifica a durabilidade do turbo pelos cuidados que dedica à manutenção preventiva, baseada em trocas de óleo e de filtros de óleo e de ar a cada 30 mil quilômetros, além de respeitar o regime de rotação do motor e as mudanças de marchas. E de manter o motor em marcha lenta por cerca de um minuto, antes de movimentar o veículo e também antes de desligar o motor quando parar.

turbo garrettO caminhoneiro explica que, quando precisou de uma nova turbina, recebeu de um técnico a recomendação para dar preferência a um modelo remanufaturado pela própria fábrica. E que decidiu aceitar a opinião do profissional ao saber do processo adotado pela Garrett, em sua fábrica, que envolve a avaliação do turbo usado, assim como a restauração e o aproveitamento das peças em bom estado e substituição das comprometidas.

“Além de custar muito menos que um turbo novo, recebi certificado de garantia que nem precisei usar. Agora, minha meta é atingir, pelo menos, dois milhões de quilômetros”, enfatiza Sebastião Arriel.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Manutenção preventiva faz Turbo Garrett superar 1,5 milhão de quilômetros

  • 11/04/2017 em 11:33
    Permalink

    Comprei um turbo garret novo .limpei o intercooler ,troquei o filtro de ar verifiquei as mangueiras e abraçadeiras .trabalhei por 20 dias normal .depois quebrou com 20 dias a fábrica não deu garantia

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio