Empresa europeia lança sistema de tração regenerativa para implementos

por Blog do Caminhoneiro

Adgero UltraBoost ST

A fabricante de implementos francesa Adgero acaba de apresentar um sistema de tração híbrida para veículos pesados, especificamente reboques, sendo a primeira do tipo no mundo. A apresentação aconteceu no Salão de Veículos Comerciais em Birmingham, na Inglaterra.

O sistema consiste em um motor regenerativo e um sistema de recuperação elétrica (Idêntico ao KERS da Fórmula 1), que é instalado nas lonas de freio do semirreboque. Essa tecnologia pode chegar a reduzir em até 25% o consumo de combustível.

Por baixo do semirreboque é instalado um eixo de acionamento elétrico, impulsionado por ultra-condensadores de energia, e controlado por um software específico, que gerencia o acumulo de energia nas frenagens e seu uso durante as acelerações e subidas.

O que se usa é a energia que seria desperdiçada em forma de calor pelos freios, que é armazenada em baterias de altíssima capacidade. Todo o sistema é produzido pela Adgero em parceria com a empresa Yasa, grande fornecedora de soluções de tecnologia em eletricidade.

A primeira unidade, que vai rodar como protótipo final, foi entregue à gigantesca empresa Eddie Stobart, uma das maiores transportadoras da Europa, com sede no Reino Unido. O implemento foi batizado como Adgero UltraBoost ST, e será usado em rotas normais por toda a Europa, a fim de aperfeiçoar o sistema antes de ser colocado à venda.

Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados