No grande território russo o que não faltam são mineradoras. Devido ao grande tamanho do país, em várias regiões é possível encontrar todo tipo de mineral, incluindo aí pedras preciosas de alto valor, como diamantes.
Mas, também devido ao tamanho do país, muitas minas ficam demasiadamente distantes dos pontos de processamento dos minerais, por isso são exigidos cada vez mais caminhões maiores e mais potentes para o transporte.
A empresa russa Tonar acaba de apresentar o caminhão 45252, um gigante preparado para enfrentar terrenos difíceis com muita carga. Mas o que tem de potente, tem de desproporcional.
O caminhão irá rodar inicialmente entre uma grande mina de diamantes na Sibéria e o ponto de processamento. São dois reboques acoplados no sistema de bitrem, e capacidade de carga de 130 toneladas líquidas.
O caminhão é impulsionado por um motor Cummins de 18,9 litros e 600 cavalos de potência, acoplado à uma caixa de câmbio Allison automática, com 7 marchas. O motor fica sob o longo capô do caminhão, que faz a pequena cabine parecer menor ainda.
Olhando de fora, o conjunto de pneus 1400R25 deixa o caminhão muito imponente. A direção usa um sistema hidráulico-elétrico e o único conforto na cabine é um ar-condicionado. São 28,5 metros de comprimento total.
Blog do Caminhoneiro – Conteúdo exclusivo. Para reprodução, cite o link exato para a matéria original.
1 comentário
Esse eu quero