Carregadeira de carga autônoma da Volvo CE conquista prêmio de inovação de qualidade

por Blog do Caminhoneiro

Um veículo autônomo criado pela Volvo Construction Equipment acaba de conquistar um importante reconhecimento. A carregadeira autônoma HX1 ganhou o prêmio “Inovação de Qualidade do Ano”, concedido pelo Instituto Sueco para a Qualidade, uma das mais respeitas instituições do gênero na Europa.

A máquina faz parte do revolucionário projeto da Volvo CE de desenvolver um canteiro de obras para equipamentos de construção inteligentes, onde espera-se uma redução de até 95% nas emissões de poluentes e também uma diminuição de 25% nos custos para os clientes. A carregadeira autônoma HX1 é ainda um protótipo e não está disponível comercialmente.

O veículo representa uma nova abordagem em busca de um futuro de sustentabilidade na indústria da construção, baseado na eletromobilidade e em veículos autônomos. Ao invés de ter apenas algumas máquinas grandes e versáteis, como é comum atualmente nos sites de construção e de mineração, a HX1 aponta o surgimento de máquinas especializadas menores e mais numerosas. A ideia é satisfazer as necessidades dos clientes, combinando máquinas inteligentes, automação e mobilidade elétrica.

“O HX1 é uma antiga ambição da Volvo CE de criar soluções de transporte mais sustentáveis”, afirma Patrik Lundblad, vice-presidente de Tecnologia da Volvo CE. “Este prêmio é um tributo ao trabalho árduo dos funcionários na expansão das fronteiras da tecnologia e da inovação. É um reconhecimento que comprova a posição da Volvo CE na vanguarda do desenvolvimento tecnológico”, diz. “É impressionante ver como as inovações vencedoras retomam processos e tecnologias históricas e as reinventam para atender às necessidades do futuro”, complementa Mats Deleryd, presidente do SIQ.

O protótipo da HX1 foi apresentado ao mercado numa exibição para clientes e jornalistas do mundo todo promovida no ano passado na cidade sueca de Eskilstuna, onde está localizada uma das fábricas da Volvo CE. Na mesma ocasião, a empresa mostrou uma série de conceitos futuristas e inovações, como a carregadeira de rodas híbrida LX1 e um caminhão articulado autônomo.

Inovação e sustentabilidade

“Alinhada com a visão do Grupo Volvo de ser a empresa provedora de soluções de transporte mais desejada e bem-sucedida no mundo, a Volvo CE está empenhada em contribuir para o desenvolvimento sustentável”, afirma Martin Weissburg, presidente da Volvo CE e membro do Conselho Executivo do Grupo Volvo. “Estamos desenvolvendo tecnologias ligadas à eletromobilidade, máquinas inteligentes e soluções completas para o canteiro de obras. Elas beneficiarão os clientes e o meio-ambiente, contribuindo para aumentar o desempenho da máquina, a produtividade, a eficiência, a segurança, além da sustentabilidade”, finaliza o presidente.

COMENTAR

Artigos relacionados

1 comentário

Emerson Bie Soares 19/01/2017 - 00:27

Tem q para com essa ideia de coisas altonoma porque sinão nois vai passa e fome

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: