Sprinter e robôs aumentam a eficiência da logística de distribuição de produtos

por Blog do Caminhoneiro

Em alinhamento com a iniciativa estratégica “adVANce”, a Mercedes-Benz Vans está investindo numa parceria com a Starship Technologies, empresa “start-up”, líder mundial em desenvolvimento de robôs autônomos de entrega de produtos e mercadorias. Como principal investidora, a divisão de Vans participa do financiamento de 16,5 milhões de Euros.

O projeto, iniciado em setembro, combina as vantagens de um veículo leve furgão com as de um robô autônomo. O Mercedes-Benz Sprinter, apresentado como protótipo, funciona como central móvel de carga e de transporte para até oito robôs. Graças a uma interconexão inteligente dos processos de entrega, essa solução desempenhará um papel significativo na eficiência da logística no futuro.

Essa iniciativa é o primeiro resultado de uma parceria em pesquisa e desenvolvimento da divisão de Vans da Mercedes-Benz com a Starship Technologies, “start-up” criada no ano passado.

“Atualmente, um robô consegue circular em curtas distâncias com energia própria e precisa retornar ao almoxarifado para ser recarregado depois de cada entrega. A apresentação deste conceito, tendo o furgão como central móvel, amplia significativamente o alcance operacional dos robôs, enquanto também dispensa a construção e operação com alto custo de almoxarifados descentralizados. Vemos a combinação dessas duas tecnologias como uma oportunidade de dar aos nossos clientes o acesso a serviços e modelos de negócios totalmente novos. Ao mesmo tempo, tornamos o processo de entregas muito mais conveniente para o cliente final”, afirma Volker Mornhinweg, chefe mundial da Mercedes-Benz Vans. “Este conceito torna muito mais fácil entregar pontualmente as encomendas”.

Desenvolvimento sistemático é o próximo passo

A meta da parceria é desenvolver o conceito de maneira sistemática nos próximos meses. Os testes-piloto iniciais dessa combinação de comerciais leves e robôs estão previstos para ocorrer na Europa ainda este ano, como foi anunciado na edição de 2017 da CES – Consumer Eletronics Show em Las Vegas, nos Estados Unidos, uma das maiores feiras mundiais de tecnologias e inovações. Após isso, o plano é ampliar os testes do conceito em conjunto com um ou vários parceiros de logística, e já num ambiente real.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-98800-6519

Artigos relacionados

Escreva um comentário