Mulheres caminhoneiras: como enfrentar o preconceito nessa profissão?

por Blog do Caminhoneiro

Querendo ou não, a nossa sociedade se acostumou a associar a profissão de caminhoneiro aos homens. É verdade que eles são maioria absoluta ainda nessa carreira, mas aos poucos as mulheres começam a ganhar o seu espaço. Afinal, para se sentar ao volante e dirigir muito bem pelas estradas do Brasil, não é o fato de ser homem ou mulher que vai fazer a diferença, não é mesmo?

Porém, muitas pessoas ainda veem de forma curiosa – e até mesmo preconceituosa – a ideia de um número cada vez maior de mulheres assumindo a boleia. As características da profissão sempre fizeram dela uma espécie de “Clube do Bolinha”: viagens longas e cansativas, veículos pesados e necessidade de descarregar itens pesados em muitas localidades.

Preconceito na estrada?

Se engana quem imagina que as mulheres que decidem pegar a estrada são sempre solteiras. Assim como no caso dos homens, há mulheres casadas e com filhos que fazem da vida na estrada a sua profissão. Em linhas gerais, há mais curiosidade do que preconceito com relação ao fato de elas assumirem essa profissão.

Muitas delas contam que na estrada, por exemplo, muitos caminhoneiros mais experientes são solícitos em dar dicas e apresentar alguns detalhes de como funciona a profissão. Entretanto, como em qualquer meio, sempre há aquelas “laranjas podres”. Nesse caso, falamos dos homens que não entendem que o sexo não tem absolutamente nada a ver com o exercício da profissão e ainda insistem em fazer gracinhas ou serem desrespeitosos.

Porcentagem de mulheres ainda é pequena

Se há algumas décadas vermos mulheres nessa profissão era algo impensável, hoje esse número não para de crescer, apesar de ainda ser tímido. Estima-se que menos de 10% dos profissionais que trabalhem na estrada hoje com um caminhão sejam mulheres. Em algumas empresas, o número de motoristas do sexo feminino pode chegar a 20%, mas ainda há muito espaço a ser conquistado.

Segundo dados do Detran, hoje são 176 mil mulheres habilitadas para a direção de caminhões no Brasil, sendo que apenas 13,7 mil delas estão aptas para dirigir carretas. Os números são do ano de 2015 e provavelmente já devemos ter índices maiores a essa altura de 2017, mas ainda assim elas são minoria absoluta nessa profissão.

Prudência é um diferencial

Outro ponto bastante interessante e que merece ser destacado é o que diz respeito ao comportamento de homens e mulheres na estrada. Os homens têm uma tendência natural a serem mais confiantes com o passar do tempo, o que faz com que cometam erros mais básicos por pura falta de atenção ou mesmo por excesso de confiança.

Já as mulheres desde sempre são mais cuidadosas e precavidas, de forma que acabam se envolvendo menos em acidentes ou, ainda, se colocando menos em situações de risco. A prudência das mulheres ao volante, algo que pode ser visto nos carros no dia a dia, também pode ser vista na estrada e esse pode ser um diferencial e tanto para 0 transporte de certos tipos de cargas.

Infraestrutura ainda não está adaptada

Uma reclamação recorrente das mulheres que estão na estrada é a falta de infraestrutura adaptada para elas. É o caso, por exemplo, de muitos pontos de parada, que não dividem espaços entre homens e mulheres e fazem com que elas tenham que se misturar a eles, muitas vezes a contragosto, para que possam dormir ou ir ao banheiro.

Se por um lado as empresas estão abrindo os olhos para a possibilidade de contratar mulheres para a direção, por outro há muitos pontos na estrada que ainda não se deram conta de que elas são cada vez mais numerosas e, por conta disso, é preciso que alguns cuidados sejam tomados no sentido de se oferecer a melhor estrutura possível.

Não importa o tipo de caminhão: elas podem

Muitas mulheres relatam que no começo as coisas podem parecer um pouco assustadoras. Os caminhões não são nada delicados e é preciso que haja um tempo de adaptação à profissão. É diferente no caso dos homens, por exemplo, que desde cedo já são mais habituados a lidar com veículos maiores, especialmente por conta da forma de criação dos pais.

Porém, superado o tempo de adaptação, e tendo elas a documentação em dia – seja a carteira D ou os demais cursos necessários para cada tipo de caminhão –, esse se torna um mundo em que qualquer uma pode participar sem maiores problemas. Seja um caminhão munck, uma carreta ou qualquer outro tipo de veículo, elas podem assumir o comando e fazer bonito na hora do trabalho.

Mulheres nos caminhões também nas cidades

Além das “estradeiras”, há vagas para as mulheres que queiram dirigir caminhões também nas grandes cidades. Muitas vezes pensamos na profissão de caminhoneiro como sendo uma exclusividade daqueles que viajam pelo Brasil cortando as estradas. Na verdade, há boa parte dos profissionais que estão alocados mesmo nas grandes cidades.

É o caso daqueles que fazem pequenos transportes em regiões próximas ou dirigem na locação de caminhão munck e betoneiras. Para todas as oportunidades há um espaço aberto para as mulheres que queiram fazer do volante a sua profissão. Elas são cada vez mais numerosas e têm espaço para crescer muito mais. Será que em breve poderemos ver as mulheres dividindo essa profissão de igual para igual com os homens?

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

81 comentários
0

Artigos relacionados

81 comentários

Jeferson Luiz 27/08/2017 - 22:21

Amo caminhao e Amo mulher eu acho que mulher caminhoneira e a combinaçao perfeita parabens a todas as mulheres caminhoneiras

Reply
Emerson Elias Bahnert 23/08/2017 - 11:33

Meu preconceito é só sobre essas mulheres que fikam uma semana com a mesma roupa kkkk vai aonde como que fika o aroma meu Deus!!!

Reply
Marinho Fontanelli 23/08/2017 - 01:00

Acho que tem um cara ai nos comentários que gosta de homens….. Pronto falei

Reply
Sol Sol 23/08/2017 - 00:49

Aí sim do meu apoio tamo junto

Reply
Anderson Spiercort 23/08/2017 - 00:05

Dirigindo e mostrando competências se ficar de mimimi não serve

Reply
Luis Antonio Rocha 22/08/2017 - 23:43

Eu admiro o trabalho de vcs mulheres da estradas com coragem e muita competencia e determinaçao parabens

Reply
Jose Carlos Antunes 22/08/2017 - 23:41

Ai molherada que acerela fica tranquila nao esiste mais prococeito tem muitas mulheres dirigem melhor de serto homem o nos preocupa o perigo DAs estradas ladroes que asalta fui Carreteiro 4decas e abadonei do valor aquem tem coragem que continua

Reply
Paulo Francisco 22/08/2017 - 23:27

kkkkk que preconceito tem que detona melhor que esses que ficao falano babaquice e porque eles não tem competência e queria esta no lugar delas e bem isso kkkkkkkkkk inveja…. tbm sou carreteiro ja trabalhei com várias mulheres e mandava o rodotrem melhor que sertos marnanjos q dizia ser o cora kkkkkkkkkk

Reply
Edson Novais 22/08/2017 - 22:55

O segredo é não liga colega, e segui em frente, quando passa por mim buzina OK , beijo !!!

Reply
Jose Paulo Silva Lahr 22/08/2017 - 22:22

A coisa que mais me adimira e me impreciona e quando vejo uma mulher no volante de um possante meus parabéns a todas as caminhoneiras do nosso brasil. que Deus as abençõe e ilumine seus caminhos dando-lhes muita proteção.

Reply
Alessandra Camargo 22/08/2017 - 21:54

Lugar de mulher e onde ela quiser. POIS MUITAS HJ QUE SUSTENTA CSA

Reply
Elenir Cieslak 22/08/2017 - 21:35

Concordo que a maneira de vestir e comportar se ajuda muito e trabalhar e nao querer se mostrar ser honesta com dignidade

Reply
Edson Zonta 22/08/2017 - 20:37

depois parar de c acha gostosa

Reply
Renato Luckow 22/08/2017 - 19:47

Primeiro é só se vestir decentemente

Reply
Paulo Rafael 22/08/2017 - 19:08

Lugar de mulher é em casa (façam o que quise, se quiser cozinhar cozinha, se não quiser…) Mas é em casa. Caminhão e estrada é coisa pra Homem!

Reply
Maciel Santos 22/08/2017 - 17:30

até essa pagina querendo ser da turma do “mimimi”….

Reply
Leandro Dhiow 22/08/2017 - 17:26

MEU DEUS ATÉ VCS! !!!!
QUE PORTA DE PRECONCEITO QUE NADA. .. TODO E QUALQUER MARMANJOS PIRA EM UMA MULHER CARRETEIRA. … PEREIRA DE FRESCURA BLOG DO CAMINHONEIRO
VIROU SITE DE FOFOCA É?

Reply
Cezar Alberto Silva Tkd 22/08/2017 - 17:12

Alguém pode fazer o favor dê apagar essa palavra do nosso alfabeto????
Tá quase igual a mentira que se tornou verdade; que ás mulheres ganha salários menor que os homens…… só nunca conseguem mostrar onde!!

Reply
Carlos Eduardo Dorna Bueno 22/08/2017 - 17:09

Elas são muito mais cuidadosas no volante que os homens.Esse negócio de preconceito tem que deixar de lado e seguir em frente.

Reply
Jose Marcos Ferreira 22/08/2017 - 17:05

Força guerrera tamos emisturado

Reply
Jardim C Danielle 22/08/2017 - 17:01

Como enfrentar o preconceito é só fazer amizade com cabo da gabine e acerta bem no meio da cabeça de um preconceito. Simples

Reply
Wellder Monteiro 22/08/2017 - 16:59

Trabalhava em uma empresa que tinha 3 mulheres,na Flecha de prata nois tínhamos era orgulho de ter mulheres na empresa

Reply
Cirlei Lima 22/08/2017 - 17:34

Parabéns , isso é ser homem de vdd, aceitar e respeitar que somos TDS iguais independente de ser homem ou mulher

Reply
Sara Ferreira 22/08/2017 - 16:57

Que título mais ridículo pra esta reportagem.
Não vejo preconceito nenhum, vejo uma grande mulher admirável, arretada na direção e nas manobras ela está de parabéns.

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 16:45

Lugar de fêmea e em casa fazer comida e ser comida

Reply
RC Macedo 22/08/2017 - 16:18

Fernanda Macedo

Reply
Abel Viesser 22/08/2017 - 16:00

Por mim elas podem dirigir até uma carroça se elas quiserem

Reply
Abel Viesser 22/08/2017 - 16:00

Denovo preconceito. Porque não vão achar oque fazer

Reply
Alexandro Pedro 22/08/2017 - 15:57

Agora, tudo é preconceito. Tudo é machismo.
Com isso a sociedade encherga o homem como mau feitor.

Reply
Antonio Miguel Da Silva Jr. 22/08/2017 - 15:57

Preconceito da honde se é mulher e profissional e gosta do que fais e fais bem feito até melhor doque os homens não sei aonde está o preconceito a me poupem eu trabalhei pouco tempo em uma uzina de cana e junto com uma mulher e ela era fera e no meio de muitos motoristas e nunca vi precoceito o que tinha era muito respeito

Reply
Athos Oliveira Spaniol 22/08/2017 - 15:46

Ma que preconceito cara?ja tao ate ganhando mais por ser mulher.e olha sea maioria trabalha em caminhao velho.

Reply
Voniclei Qra Zóói 22/08/2017 - 15:39

Na empresa que trabalho são 9 mulheres motoristas e não existe isso são todas profissionais e muito respeitada!!!!

Reply
Marcelo Rodriguesmarques 22/08/2017 - 15:31

Mas para mim isso tem outro nome medo de ser substituído por uma mulher que alguns tem não são todos que pensam assim

Reply
Fabiano Pimenta 22/08/2017 - 15:22

Preconceito é uma mulher roubar ou matar.. dirigir um caminhão é sinal de coragem e atitude… Tem mulher que dirige melhor do que muitos homem por aí… Parabéns as mulheres da rodagem.. proteção divina para todas…

Reply
Emanoel Campos Campos 22/08/2017 - 15:18

top

Reply
Emanoel Campos Campos 22/08/2017 - 15:17

top

Reply
Eduardo Couto 22/08/2017 - 15:15

preconceito de que?

Reply
Altimes Rodrigues 22/08/2017 - 15:13

Infelizmente nesta profissão tem muitos caras ignorantes,mas tem gente boa tb

Reply
Zaqueu Almeida 22/08/2017 - 15:11

Preconceito. Preconceito. Preconceito. Preconceito. PQP o dia que o povo começar ñ enxergar tudo com preconceito, aí essa palavra vai virar só mais uma entre milhões de palavras no vocabulário brasileiro.

Reply
Rodrigo Ribeiro 22/08/2017 - 15:05

Eu trabalhei por quatros anos ministrando Treinamentos para os profissionais do volante, a quem eu chamo de condutor, e nunca precisei nenhum preconceito, pelo contrário, quando tinha uma mulher na sala, são admiradas. Preconceito tem em tudo, não é generalizado.

Reply
Iderval Marques 22/08/2017 - 14:59

Na minha opnião nunca ouve preconceito,muito pelo contrário elas são admiradas por nois caminhoneiros,apoiamos e respeitamos e quando possível ajudamos em alguma cituaçoes.
A sociedade anda alienada com esse lance de preconceito e tudo absolutamente tudo querem colocar o tal de preconceito no meio.
Conheço mulheres caminhoneiras e elas são felizes e se sentem realizadas e nunca ouví por parte delas qualquer relato de preconceito nem mesmo no ato de suas contrataçoes, isso porque elas se prepararam e se qualificaram pra funçao.
Elas passaram por todas as etapas pacientemente e se tornaram profissionais e acredite, mais abilodosas e responsaveis que muito marmanjo por aí.

Reply
André Luiz Sganzella 22/08/2017 - 14:56

Pqp,até o Blog do caminhoneiro vai começar com essa merda de politicamente correto. Qual a próxima matéria? Os caminhoneiros que tem medo de saírem do armário ? Ou o perigo do caminhoneiro ter uma arma para se defender???

Reply
Maria Eliane 22/08/2017 - 14:55

Admiro muito essa mulher por ela ter a coragem que ela tem de ser uma caminhoneira. Então chega de preconceito lugar de mulher é onde ela quiser estar

Reply
Robson Martins 22/08/2017 - 14:44

Mas do jeito que andam as coisas as mulheres vão dominar o mercado de transporte pq os homens estão se cansando de trabalhar mais de 16 horas por dia e. Não conseguir levar o sustento pra dentro de casa

Reply
Antonio Pereira 22/08/2017 - 14:42

Se disser que falta respeito com a profissão eu concordo com homens e mulheres

Reply
Antonio Pereira 22/08/2017 - 14:41

Acho que não é preconceito elas fazem muito bem o seu trabalho

Reply
Felipe Nayra 22/08/2017 - 14:36

Acho que todo mundo ja ta de saco cheio dessa porra de tudo ser preconceito! !! Que porra de preconceito o que rapaz? ?? Acredito que muitas mulheres querem é aparecer e se fazer de vítima. A mulher é tão capaz de dirigir como o homem, o que acontece é que o homem dirige melhor, assim como tem várias outras coisas que a mulher faz melhor do que o homem. Acho que esse papo de preconceito ja está enjoativo demais. Por favor!!!! Parem com esse mimimi CARAMBA!!!

Reply
Renata Cristina 22/08/2017 - 16:56

Única coisa que enfrento é que em alguns lugares não tem chuveiro no banheiro feminino e pior teve um que nem banheiro feminino tinha mas essa falta até as esposas de motoristas enfrenta quando viaja com os maridos infelizmente

Reply
Ariane Rosalino 22/08/2017 - 18:10

Homem dirige melhor? Se ligue seu otário ,eu sou uma motorista carreteira e dirijo tão bem ou melhor que um homem !

Reply
Felipe Nayra 22/08/2017 - 18:30

Nunca na vida, vadia homens dirigem melhor, são mais preparados para dirigir e aguenta pressão, desde criança os homens brincam e sonham e poder dirigir, homem é mais qualificado e ponto final, olhe nas transportadoras e veras que 99% dos motoristas são homens! Se isso te incomoda a culpa não é dos homens e sim de você! Você é que deve ter raiva de homem e não aceita que dirigimos melhor do que as mulheres, aliás a maioria das coisas fazemos melhor do que você. Acostume-se cara vadia, ao longo daa história sempre foi assim. Os homens sempre se destacaram e a mulher não! !! Ficou com raivinha foi? Chore que passa.

Reply
Valdecir Chagas 22/08/2017 - 19:48

sem rosto vc acho que faz parte desse povo machista, deixe as lindas chegar aonde elas quiserem, e as asas levarem elas conseguirem chegar ,

Reply
Felipe Nayra 22/08/2017 - 20:58

Sim!! Não estou impedindo ninguém! ! Só estou dizendo que homens dirigem melhor do que as mulheres. Ok?

Reply
Geraldo Martins Dos Santos 22/08/2017 - 14:31

Preconceito tudo agora é preconceito até uma mulher dirigir um caminhão é preconceito, acho que não tem nada de preconceito e sim ela é muito admirada pela sua coragem de infrentar as difaculdade que passa um profissional. Parabéns todas as caminhoneiras do Brasil.

Reply
Rodrigo Ribeiro 22/08/2017 - 15:02

Vdd
… Elas são admiradas. Parabéns a todas.

Reply
Nana Souza Qra Felina 22/08/2017 - 17:39

Independente de ser admiradas, há sim preconceito. INFELIZMENTE

Reply
Jose Campelo Da Silva Silva 22/08/2017 - 14:24

Lugar de mulher.,é onde ela quiser.,tem mta mulher mais preparada q mt homem.,sem falar na postura e educação q falta em mt marmanjo por ai…

Reply
Gilvani Dias Dos Santos 22/08/2017 - 14:21

Seguir em frente, deixem que digam, que falem…

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 14:19

Lugar de fêmea e em ksa no fogão

Reply
Felipe Nayra 22/08/2017 - 14:37

Arrumar a casa, fazer comida e ser comida!!! Kkkkkk brincadeira

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 14:38

É assim mesmo

Reply
Cirlei Lima 22/08/2017 - 17:29

Teu comentário é preconceituosos e machista, que feio!

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 17:31

Feio é os políticos do seu país!!!!

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 17:32

Além do mais vai ssss

Reply
Cirlei Lima 22/08/2017 - 17:46

Continua..
Feio, ridículo nos dias de hj um homem fazer comentários maldosos de mulher, homem que é homem, homem honrado não precisa agir com comentários grosso, tem medo de competir com mulher, não precisa tem espaço e trabalho para TDS, só se respeitar, machismo ficou no passado, concordo plenamente que o homem tem que ser macho, não machista, boa viagem, vou orar para Deus transformar teus pensamentos.

Reply
Ariane Rosalino 22/08/2017 - 18:11

Li meia duzia de comentários so e ja achei dois mané

Reply
Felipe Nayra 22/08/2017 - 18:21

Você de novo sapatao? Kkkk

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 18:33

Vapooooo

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 18:33

Sspataou é sua mãe Vapooooo

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 18:34

Sspatao é sua mulher akela rapa

Reply
Paulo Rafael 22/08/2017 - 19:07

Lugar de mulher é em casa (façam o que quise, se quiser cozinhar cozinha, se não quiser…) Mas é em casa. Caminhão e estrada é coisa pra Homem!

Reply
Leonardo Pereira 22/08/2017 - 19:25

Paulo Rafael ,voce é machista e preconceituoso,lugar de mulher e onde ela quiser,o mundo é para todos,e tem muitas mulheres que dirige muito melhor do que nos homens.

Reply
Valdecir Chagas 22/08/2017 - 19:49

babaca

Reply
Valdecir Chagas 22/08/2017 - 19:49

babaca papo furado

Reply
Valdecir Chagas 22/08/2017 - 19:50

babaca papo furado

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 19:54

Vapoooo

Reply
Cirlei Lima 22/08/2017 - 20:52

Paulo Rafael, só rindo, vc não é, e não entende nada de caminhão, vem com comentários machista, que dó…

Reply
Pedromoraes Moraes 22/08/2017 - 20:52

TNC

Reply
Felipe Nayra 22/08/2017 - 21:05

Lugar de mulher é sempre o 2 lugar, pois em praticamente todos os quesitos os homens saem na frente: os mais fortes, mais inteligentes, mais poderosos, mais corajosos, mais criativo….mais rico, até em religião o sexo masculino é mais poderoso pois em quase todas as religiões o deus supremo é masculino: zeus, odin, jesus, buda, Maomé, shiva….os homens são oa + em praticamente tudo!

Reply
Camila Hackenhaar 22/08/2017 - 14:17

afff. tem muitos…

Reply
Sidnei Rosa 22/08/2017 - 14:11

PRECONCEITO DE QUEI CERA

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!