CNTA pede apoio e alerta governo sobre a situação dos caminhoneiros




A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos protocolou no último dia 16/05 um ofício dirigido ao Presidente Michel Temer e aos ministros da Casa Civil, Secretaria de Governo da Presidência, Secretaria-Geral da Presidência, Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Ministério da Justiça e Ministério do Trabalho, com alertas sobre a situação do setor de transportes no Brasil.

De acordo com a entidade, o principal problema enfrentado são as altas recorrentes do valor do diesel, que, aliado ao baixo valor dos fretes, pode deflagrar uma greve nacional de caminhoneiros, como ocorreu em 2015.

O ofício da CNTA pede ao governo duas medidas principais para tentar evitar as greves, já marcadas para começarem no próximo dia 21/05 em todo o país. O congelamento do preço do diesel e a suspensão da cobrança de pedágio por eixo suspenso seriam as duas soluções mais rápidas para evitar o desgaste de uma nova greve geral de caminhoneiros, como aconteceu em 2015.

LEIA MAIS  Caminhoneiros e representantes do agronegócio divergem sobre preços mínimos dos fretes

Essas duas medidas seriam temporárias, até a formulação de medidas efetivas para solução do problema geral de custos do transporte. Com os constantes aumentos do valor do diesel, sem repasse para os valores de frete, a defasagem dos valores do frete não param de subir, esmagando o lucro dos caminhoneiros autônomos.

Em 2015, durante as greves contra o Governo Dilma Rousseff, contra os valores do diesel e pedágio, foi criado o Fórum Permanente do Transporte Rodoviário de Cargas pelo Ministério dos Transportes, mas pouco avanço foi conseguido. Alguns projetos de lei, como o tabelamento dos valores de frete estão parados sem previsão de serem votados por Deputados e Senadores.

LEIA MAIS  Temer diz que governo vai esperar decisão do STF sobre tabela de fretes

O valor do diesel teve cerca de 50% de aumento nos últimos meses, e a Petrobras tem anunciado novas altas quase todos os dias. O valor do litro do diesel nas bombas está perto de chegar aos R$ 4,00.




30 comentários em “CNTA pede apoio e alerta governo sobre a situação dos caminhoneiros

  • 19/05/2018 em 22:35
    Permalink

    E um absurdo mais e verdade o caminhoneiro não tem nenhum valor ninguém se preocupar c nos é somos tao essenciais assim sem caminhão o Brasil para.

    Resposta
  • 19/05/2018 em 22:30
    Permalink

    Trabalho numa cooperativa de Barro alto de Goiás, prestando serviços pra Anglo American, sou funcionário é aq não tem união dos colegas, tinha mesmo q vir uma equipe aq próximo e fzr um bloqueio, pq sou a favor de parar tudo, vamo vencer

    Resposta
  • 19/05/2018 em 18:40
    Permalink

    NÃO AO CONGELAMENTO
    SIM A BAIXA PARA OS VALORES REAIS PARA NÓS CONSUMIDORES FINAIS….
    Não basta congelar os preços dos combustíveis…tem que ter a baixa nos preços,lembro que o diesel era 98 centavos…
    Caminhoneiro conseguia trazer o sustento de cads dia à sua família….agora?agoro a gente sai de casa e só volta com as notas das cargas…
    Porquê?porque vivemos em um país que tem o próprio produto,repassam de graça ao exterior…
    E nós?nós somos roubados na cara dura pelos nossos governantes…pagando os maiores impostos do mundo,os mais caros combustíveis,e recebendo os piores salários!!!
    Em relação a nossa classe de caminhoneiros
    Somos todos heróis sem medalhas,fretes péssimos…o combustível de trabalho o mais caro…e chamados de drogados vagabundos…apoio a greve…
    Obrigada aos que leram….

    Resposta
  • 19/05/2018 em 16:03
    Permalink

    Boa tarde. Acho que o povo todo não só os caminhoneiros tem que aderir a greve. Já que a gasolina também ta um absurdo. O pobre não pode mais andar de carro nem de moto. Agora esses bandidos dos governantes. Esse presidente ilegítimo. Eles não se preocupa com isso. Já que é o dinheiro de nós contribuintes que pagam o combustível que eles e a família deles usam. Brasil é um país que só da vez pra bandido. Trabalhadores honesto como nos caminhoneiro. Ta difícil. Todos temos que parar mesmo. Deixar faltar comida, deixar faltar combustível nos postos deixar faltar tudo. Porque quem leva o Brasil nas costas somos nós caminhoneiro

    Resposta
    • 20/05/2018 em 16:24
      Permalink

      Exatamente.. Brasil tao rico .. mas os governantes fazem a população viver sem previlevio de nada .. bem que esses políticos poderiam ajudar mas a nação do país

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!