9 segredos para economizar combustível que todo caminhoneiro deveria saber




A atual greve dos caminhoneiros não foi sem motivo, mas além de conseguir uma redução no custo do combustível, é importante que todos saibam quais são os principais segredos para economizar combustível. E, é exatamente isso que mostraremos neste artigo.

A melhor maneira que os caminhoneiros podem encontrar para aumentar seus lucros é economizando combustível. No entanto, nem todos esses profissionais conhecem os segredos para economizar combustível.

Pensando em ajudar essas pessoas, criamos este artigo, afinal, reduzir os gastos com abastecimento pode acabar promovendo mais lucros a esses profissionais. Acompanhe esse texto e veja como isso é possível.

Conheça os principais segredos para economizar combustível em caminhões

  1. Deixe a manutenção em dia

O equilíbrio da balança chamada custo-benefício é muito importante quando o assunto são os segredos para economizar combustível. Manter a manutenção do caminhão em dia faz com que o veículo se torne mais leve e, consequentemente, consuma menos combustível.

  1. Planeje corretamente suas viagens

Planejar corretamente as viagens poupa ao caminhoneiro gastos extras com situações inesperadas ou rotas mais longas, que consumam mais combustível, além de tornar estas mais curtas, possibilitando a realização de mais fretes, e assim mais lucros.

  1. Aumente a duração das peças do caminhão

A vida útil das peças do caminhão depende diretamente da maneira como o veículo é usado e da quantidade de revisões realizadas. Quando o caminhão não recebe os cuidados necessários, acaba sofrendo com reparos e trocas de peças constantes, além de consumir mais combustível também.

  1. Procure sempre abastecer em postos de confiança
LEIA MAIS  Veloce divulga nota sobre vídeo na Argentina

Por mais difícil que isso seja, ao longo de uma viagem procure sempre abastecer apenas em postos de confiança. Combustíveis adulterados promovem sérios danos ao motor e acabam muito mais rápido que os de qualidade.

  1. Fique atento à direção defensiva

A direção defensiva, além de promover menores gastos com combustíveis, também proporciona mais segurança no trânsito e menores índices de estresse nas rodovias. Outra maneira de ter mais segurança em suas viagens é contar com um seguro auto para caminhão, pois caso ocorra um acidente ou uma pane seca, você não terá gastos com guincho, por exemplo, nem precisará contar com a sorte para ver algum profissional disponível.

  1. Use o ar condicionado com moderação

Para funcionar, o ar condicionado necessita de muita energia, que por sua vez é obtida do sistema de ignição, que é alimentado pelo combustível do seu caminhão. Logo, um dos segredos para economizar combustível é diminuir o uso do ar condicionado.

  1. Mantenha os pneus em ordem
LEIA MAIS  American Truck Simulator ganha novo DLC Special Transport

Assim como com os carros, os caminhões também precisam estar com os pneus devidamente calibrados. Isso evita esforço extra do motor e gastos a mais de combustível.

  1. Faça um bom planejamento financeiro

Manter um caminhão em bom estado de uso não é simples e nem barato. Essa tarefa exige muita atenção no cumprimento dos prazos de revisão do veículo, mas também evita desperdícios de combustível. Portanto, mantenha-se atento a esses detalhes.

  1. Evite peso extra

O peso transportado pelo veículo influencia no consumo do combustível, então evite carregar peso extra.

Estes 9 segredos para economizar combustível são simples de serem seguidos e muito funcionais. Esteja atento a eles e, com certeza, seus gastos com as viagens diminuirão e seus lucros serão bem maiores.

Por Jeniffer Elaina, do SegurodeAutomovel.org




Deixe sua opinião sobre o assunto!