ZF desenvolve tecnologia que elimina pontos cegos

A ZF declarou guerra contra os pontos cegos de caminhões. Os pontos onde os motoristas não podem ver são os que mais acarretam acidentes com pedestre e ciclistas, sendo uma das principais causas de atropelamentos nas estradas. De acordo com a ZF, no ano passado, apenas na Alemanha, ocorreram mais de três mil acidentes do tipo, e 76 pessoas perderam a vida.

A maioria dos caminhões grandes tem seis espelhos. Dois em cada lateral, mirados para trás, um sobre a porta direita focando o chão e um sobre o para-brisa, focando a frente do caminhão. Quando vai realizar uma manobra, o caminhoneiro tem que olhar os seis espelhos em uma fração de segundo.

Para acabar com os pontos cegos, a ZF está apresentando o sistema ZF Side Vision Assist, que será mostrado ao público durante a IAA, em Hannover, na Alemanha.

O sistema usa dois radares na lateral direita do caminhão, que conseguem perceber a presença de pedestre e ciclistas. Após a detecção de uma pessoa na lateral do caminhão com risco de acidente, o motorista é alertado com avisos luminosos, sonoros e vibração no volante, dependendo da urgência da manobra.

Além disso, se o motorista não tomar nenhuma atitude, o sistema intervem, acionando os freios de forma emergencial e até fazendo uma manobra evasiva. De acordo com a ZF, esse sistema se tornará indispensável à medida que a automação dos caminhões aumenta.

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA