CaminhõesCuriosidadesDestaquesMontadorasNotíciasTecnologia

Transport Laboratory ajuda a Scania a se livrar do diesel

O Scania Transport Laboratory é uma transportadora da própria Scania, que usa os caminhões da marca e de outras montadoras para estudar o transporte, os caminhões, e o impacto do diesel no transporte. Com essa tecnologia em mãos, a Scania tem investido cada vez mais tempo e recursos para se livrar do diesel, substituindo o combustível fóssil por alternativas mais limpas, como gás natural e eletrificação.

No cenário atual, a montadora já consegue eliminar 95% das emissões dos caminhões, que rodam cerca de 400 mil quilômetros por ano. O Scania Transport Laboratory foi criado em 2008, e atualmente tem oito caminhões rodoviários, com configurações de implementos diversas, que rodam diariamente entre as cidades de Södertälje, na Suécia, e Zwolle, na Holanda, transportando componentes entre as fábricas da Scania.

Nesses 10 anos, o laboratório sobre rodas melhorou a média de consumo para 4,18 km/l. Essa é a média geral de todos os veículos! Individualmente, de acordo com a Scania, há médias melhores. Essa conquista se deve à uma série de melhorias de eficiência, como otimização dos veículos e treinamento dos motoristas.

Em rotas mais curtas, há vários outros caminhões e ônibus Scania rodando no laboratório, para que a Scania entenda o que acontece em cada tipo de transporte, e com cada tipo de especificação de veículo. Atualmente, os veículos emitem apenas 28 gramas de óxidos de carbono, contra 65 gramas quando os testes foram iniciados.

Em 2018, a montadora vem mudando gradativamente os veículos a diesel para veículos movidos a HVO, um óleo vegetal hidrotratado. Essa mudança significa uma redução ainda maior nas emissões, cerca de 90% menos que os resultados atuais.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading