Scania testa operação com caminhões autônomos na Austrália

A Scania está testando na Austrália, em uma mina de sal, um caminhão XT em uma operação regular de transporte. O diferencial é que o caminhão roda sem motorista.

O modelo R 450 XT 8×4 é equipado com uma série de sensores e câmeras, e roda separadamente da produção normal da mineradora Rio Tinto, que opera na Austrália Ocidental, na região de Dampier Salt.

A operação de caminhões autônomos em ambientes fechados, como minas e portos, é mais viável, devido à baixa complexidade do trânsito no local e das rotas mais bem definidas.

Nesse caminhão Scania XT, um operador fica dentro da cabine, como medida de segurança, mas não interfere em nada no veículo, a não ser que algo saia errado. Desde agosto de 2018, quando começaram os testes, não houve nenhum incidente.

O próximo passo é testar uma frota de caminhões, trabalhando juntos, na mesma operação.

De acordo com a Rio Tinto, que é pioneira no uso de caminhões autônomos, já operando veículos sem motorista de outras marcas, porém maiores, a automação em caminhões menores cria operações mais seguras e eficientes, trazendo melhoras em todos os processos dentro da empresa.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal