Svempa comemora 80 anos de idade

por Blog do Caminhoneiro

O lendário construtor de caminhões Sven-Erik Bergendahl, conhecido como Svempa, comemorou na última semana, 80 anos de idade. O famoso personalizador de caminhões já modificou mais de 500 caminhões da Scania nos 55 anos de sua oficina.

Svempa nasceu em Estocolmo, na Suécia, e teve uma infância simples. Quando jovem, começou a modificar bicicletas. Depois começou a mexer em motos. Na década de 1950, já com experiência e alguma fama, construía carros com amigos.

O primeiro caminhão modificado foi feito na década de 1960. Um automóvel Plymonth 1957 foi convertido em caminhão, e era usado para resgate de veículos acidentados ou presos na neve.

Oficialmente, o primeiro caminhão Scania construído por ele foi feito na década de 1970. Depois de todos esses anos, mais de 500 caminhões da marca já foram modificados por ele e sua equipe.

As criações dele são muito famosas. Algumas criações são lendárias, como o Scania Red Pearl ou o Chimera. Svempa também criou icônicas séries especiais para a Scania, como a Black Amber.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário