Cuide do seu caminhão

por Blog do Caminhoneiro

Ontem, em uma viagem curta, retornando para casa à noite, pude ver na estrada muitos caminhões, com todos os tipos de cargas e implementos, indo e vindo para vários destinos. Essa é a realidade de todas as estradas do Brasil.

Mas, além da parte poética da estrada, um fato me chamou a atenção. A falta de manutenção de alguns caminhões nas estradas. Principalmente na parte de iluminação, tão necessária em uma rodovia em péssimo estados de conservação, sem sinalização e nenhuma iluminação, a BR-476. Para piorar, ainda chovia.

Alguns caminhões estavam praticamente sem nenhuma luz funcionando corretamente. Alguns com faróis apagados, provavelmente queimados, e alguns outros sem nenhuma iluminação traseira, que pode ocasionar graves acidentes.

É primordial, para um motorista profissional, manter sua ferramenta de trabalho o mais perfeita possível, verificando diariamente os vários sistemas do caminhão, como iluminação e elétrica, pneus, sistema pneumático, freios e etc.

Gastar alguns minutinhos verificando diariamente esses itens pode economizar muita dor de cabeça, e demonstra profissionalismo e proatividade em relação à profissão.

No trânsito é sempre importante ter uma atitude de segurança, e manter o caminhão em dia é uma das mais importantes.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

6 comentários

Antônio Valmir da Silva 01/03/2019 - 08:12

Muitos motoristas colocam o relé pra acender o farol e o resto da carreta fica no escuro, o problema é que de noite muitos esquecem de ligar as sinaleiras.

Reply
Reann 28/02/2019 - 20:56

Esta e situação dos motoristas autônomos, não tem mais como dar manutenção aos caminhões, e ainda tem um deputado querendo aprovar uma lei que os caminhões graneleiros usem uma lona de foro, por conta do motorista com certeza.
O dia que funcionar a lei para os dois lados aí sim podem cobrar, pra exemplo : a tabela de frete, local adequado para o descanso de um lado e sinalização, pneus, manutenção. Aí sim só de acordo.

Reply
joel caetano barbosa 28/02/2019 - 20:37

Este e legal sua observação mais tem custo a manutenção.antes a ANTT teria que garantir a tabela do frete que até hoje não funciona.altonomo anda fazendo milagre ,e se non mudar com certeza vai ficar bem pior.

Reply
Rodinei 28/02/2019 - 20:28

Concorda plenamente com seu comentário, acho q é preciso sim manter em ordem a ferramenta de trabalho, mas do jeito q tá defasado o Frete mtos caminhoneiros não conseguem nem mais manter a elétrica do caminhão, mto menos o resto do caminhão, a situação do vai ficar pior, infelizmente

Reply
Luciano 28/02/2019 - 16:06

Como vai gastar dinheiro com iluminação se o fretes não sobra
Vc encosta em uma auto elétrica oecas de reposição um absurdo mao de obras
Nas alturas
Estrada todas cheia de buracos
Lâmpada e lentes feito pra durar meia hora dê uso
A nossa realidade atual é dê total abandono
E será pior

Reply
Dalmo ribon 28/02/2019 - 20:30

Muitas vezes é relaxo mesmo. Trabalho com caminhão e sempre tive atenção com faróis e lanternas traseiras. As vezes uma simples lâmpada queimada não requer mão de obra de um eletricista. O problema é que muitos acham que ser motorista é só dirigir e mais nada. Se precisar apertar um parafuso tem que levar na oficina.

Reply

Escreva um comentário