Os testes com caminhões elétricos tem ido de vento em popa há algum tempo. Essa alternativa ao diesel tem se mostrado uma boa solução no transporte de curtas e médias distâncias, e já vem sendo usada no transporte regular de cargas.
Nesta semana, a DAF entregou a segunda unidade do DAF CF Electric para a empresa Tinie Manders Transport, na cidade de Geldrop, na Holanda. A empresa irá utilizar o caminhão para transporte terceirizado da empresa DHL.
O caminhão foi desenvolvido pela DAF com tecnologia E-Power, da empresa VDL, em versão 4×2, com PBT de até 37 toneladas. O motor elétrico fornece 210 kW de potência, cerca de 285 cv, alimentado por baterias de íon de lítio com capacidade de 144 kWh. A autonomia total do modelo é de 100 km.
“Está claro que o setor de transporte está à beira de uma grande transformação”, diz Jos Habets, Diretor de Operações e membro do Conselho de Administração da DAF Trucks. “O caminhão elétrico está definido para se tornar a norma em mais e mais áreas urbanas no futuro. Estou extremamente orgulhoso de estarmos em posição de ampliar nossa experiência com caminhões elétricos em colaboração com a Tinie Manders Transport. Os dados que coletarmos sobre a tecnologia e a implantação operacional serão inseridas nas especificações dos modelos de produção final, garantindo assim que se ajustem perfeitamente às exigências do mercado”.
O caminhão será usado em testes em operações regulares pela empresa Tinie Manders, em cooperação com outras empresas, como a DHL, TNO, Allego, THT New Cool e a administração pública da cidade de Geldrop.
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO