Reboques extensíveis já são uma realidade em todos os lugares. Esse tipo de implemento pode ter seu tamanho modificado para atender a transportes especiais, como o transporte de pás eólicas.
A empresa Broshuis, da Inglaterra, levou o conceito de extensível a outro nível, quando desenvolveu seu semirreboque Quattro, que pode aumentar em quase quatro vezes seu tamanho original para transportar algumas das maiores pás eólicas do mundo.
O desenvolvimento do implemento se deu em conjunto com a empresa Vestas, fabricante de usinas eólicas, para transporte de pás de 74 metros de comprimento, de um novo modelo de usina eólica, a V150. Apesar de 74 metros já serem muito, o implemento pode comportar pás eólicas com até 80 metros de comprimento.
O implemento pode sair de fábrica com três ou quatro eixos, todos direcionais, que podem ser virados para facilitar manobras, e que contam com um sistema de alinhamento automático. O ângulo de viragem das rodas traseiras é de até 60º, que são operadas por controle remoto.
A parte frontal do implemento, que fica sobre o chassi do cavalo-mecânico, tem um sistema de elevação hidráulica, fornecendo um aumento da distância do solo da parte central do implemento, que pode ser usado para transpor terrenos irregulares.
O implemento, quando fechado, mede 20,1 metros, mas quando seus quatro extensores são abertos, o comprimento total chega a 69 metros. Além desse sistema de extensão, o implemento pode receber um elevador hidráulico na parte traseira, que levanta a pá eólica a até 10 metros do chão. Esse sistema pode ser usado para passar por cima de obstáculos em curvas, como casas, barrancos e até postes.
O preço médio do implemento não foi divulgado pela fabricante, e o implemento está disponível inicialmente para mercados da Europa.