Transpanorama é a 2ª transportadora do Brasil a obter a ISO 39001

A Transpanorama é a segunda transportadora do Brasil a obter a certificação ISO 39001, que trata sobre sistemas de gestão da segurança viária. Esta é uma demonstração de quanto a empresa é focada na segurança dos motoristas, das pessoas que trafegam pelas vias, da carga de seus clientes e de seus veículos.

A auditoria foi feita pelo Instituto Tecpar nos dias 13 e 14 de março, na sede da Transpanorama em Maringá (PR). Foram auditados todos os processos de gestão da segurança viária da transportadora, o que envolveu 50 requisitos e vários colaboradores do administrativo, da logística e da manutenção. A Transpanorama foi recomendada para a certificação sem “não-conformidades”.

A ISO 39001 tem como foco trabalhar ações que gerem redução de acidentes no âmbito global e está alinhada com as expectativas da ONU (Organização das Nações Unidas) relacionadas a acidentes de trânsito. “Trabalhar para obter a certificação foi um processo importante, que já trouxe melhorias para o dia a dia de trabalho. Agora, com a certificação aumenta a responsabilidade de todos os colaboradores em manter a segurança no topo da nossa atenção e prioridade”, diz Leandro Pardinho, gerente de SESMT da Transpanorama.

Todo o escopo de auditoria da ISO 39001 foi acompanhado pela área de Qualidade da transportadora, que também dá todo o suporte para as auditorias da ISO 9001 e da SASSMAQ. “Com a certificação da segurança viária a Transpanorama sobe mais um degrau na sua gestão e comprova para o mercado o que já é atestado no dia a dia, o compromisso que tem com a segurança”, aponta Cristina Berbert, gerente de Planejamento, Controladoria e Qualidade.

Entre as ações de segurança que a Transpanorama faz estão os treinamentos constantes sobre direção defensiva, comportamento seguro, política de álcool e drogas e blitz de segurança, atrelado a caminhões com tecnologia de última geração, programa estruturado de manutenção preventiva dos veículos e o respeito à Lei do Motorista. “A gestão da Transpanorama sempre prezou, antes de tudo, pela segurança. São mais de trinta anos de história, pelas rodovias brasileiras, e entendemos que ela, a segurança, é a principal parceira dos nossos motoristas e, consequentemente, dos serviços que prestamos”, diz Valdecir Adamucho, diretor Comercial da Transpanorama.

Parte da Equipe da Transpanorama com auditores do Instituto Tecpar

A segurança está na identidade da Transpanorama, pois é um de seus valores. Após a obtenção da certificação, a empresa entende que os trabalhos voltados para este item continuam. “Toda a nossa equipe está mobilizada em fazer que essa conquista seja uma verdade vinte e quatro horas por dia. A segurança e a excelência são dois objetivos que sempre trabalhamos internamente”, diz Claudio Adamuccio, diretor Administrativo da Transpanorama.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Transpanorama é a 2ª transportadora do Brasil a obter a ISO 39001

  • 18/03/2019 em 21:12
    Permalink

    Pode ate ganhar mais um ISO. Mas quem esta um pouco mais proximo da empresa conhece sua realidade. Quem tem grana pode encher sua parede do escritorio de certificacoes.

    Resposta

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras