ZF passa a equipar os caminhões Atego 2430 e 3030 com transmissão manual Ecomid




A transmissão manual Ecomid de 9 marchas da ZF equipa dois caminhões Mercedes-Benz da linha de semipesados Atego. Os modelos que passaram a ser equipados com a transmissão Ecomid da ZF foram o Atego 2430 (6×2) e o 3030 (8×2). Os veículos receberam também o conjunto de embreagem 395mm push-type.

Desenvolvida na Europa e produzida globalmente pela ZF, inclusive no Brasil, a partir da unidade de Sorocaba, SP, a Ecomid é uma transmissão já consolidada no mercado brasileiro e internacional. De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, “para atender as operações a que serão destinadas no fornecimento à Mercedes-Benz, a Ecomid demonstrou ser a mais indicada, uma vez que a operação exigirá total confiabilidade e robustez da transmissão. A Ecomid oferece aos modelos da Mercedes-Benz vantagens relacionadas ao conforto do motorista e, principalmente, à economia de combustível e resistência”, conclui.

“A Ecomid possui sistema de engate servo assistido, o que reduz em aproximadamente 30% os esforços de engate para o motorista. O fato de ter menor peso, possuir nove marchas e ter uma relação direta entre elas, permite ainda que o motorista trabalhe sempre na faixa econômica de rotação, reduzindo o consumo de combustível”, destaca. Outro benefício, segundo ele, está na produtividade relacionada ao tempo de parada para as trocas de óleo, que poderão ser estendidas em até três vezes, se comparada com as outras transmissões disponíveis no mercado.

Ecomid é consagrada por sua robustez

A versão atual da Ecomid de nove marchas foi projetada para caminhões pesados e de médio porte. No mundo todo, foram produzidas 870 mil unidades desta transmissão, que possui capacidade de torque de até 1.300 Nm e PBTC máximo de 36 toneladas. A transmissão apresenta uma engrenagem de arranque muito potente, conhecida como a marcha crawler, a qual possibilita uma dirigibilidade rentável com baixo consumo de combustível. A transmissão também possui sistema pneumático de troca de marchas.

Graças à ótima transmissão de energia, engates de marcha menores, baixo nível de ruído e baixo peso morto, a Ecomid conquista operadores de frota e condutores por todo o mundo.

Além do Brasil, a ZF produz as transmissões Ecomid em Bouthéon, França, que atende todo o mercado Europeu, Pune (Índia) e Naberezhnye Chelny (Rússia). Nessas localidades, a Ecomid é adaptada aos requisitos individuais de cada mercado, de acordo com o princípio design-to-market e são produzidos para os respectivos mercados locais.





Deixe sua opinião sobre o assunto!