Projeto de lei permite que consumidor abasteça o próprio veículo em postos

O projeto de lei 4916/2019, apresentado pela Deputada Federal Caroline de Toni (PSL/SC), passa a permitir que o próprio motorista abasteça seu veículo em postos de combustíveis, usando bombas de autosserviço, se assim desejar.

Nesse caso, os frentistas continuariam atendendo somente quem não quisesse usar o autosserviço.

Abastecer o próprio veículo é proibido pela lei 9.956/2000, sancionada pelo então presidente, Fernando Henrique Cardoso. Caso um consumidor abasteça o próprio veículo, o posto pode ser multado em quase R$ 7 mil.

O projeto de lei da Deputada Federal Caroline de Toni foi criado com base em um estudo do CADE, que diz, entre outras medidas, que o autosserviço de abastecimento pode reduzir o custo do combustível.

“O modelo de postos de autosserviço existe nos Estados Unidos desde a década de 1950. Os postos de gasolina geralmente não têm frentistas. O próprio motorista põe a gasolina no tanque do veículo, permitindo a venda por um preço mais barato, já que reduz o custo trabalhista do empresário”, disse a deputada na justificativa do projeto.

O projeto foi apresentado ontem, e ainda não tem data para ser analisado.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

4 thoughts on “Projeto de lei permite que consumidor abasteça o próprio veículo em postos

  • 31/10/2020 em 10:54
    Permalink

    Essa deputada está querendo é aumentar o desemprego e encher ainda mais o bolso com o consumidor fazendo o serviço gratuitamente para eles!
    Andam dizendo que é para reduzir o preço do combustível.
    Pura falácia, bons exemplos são as empresas de ônibus aboliram o cobrador, repassando a obrigatoriedade de receber para o motorista, mas o preço das passagem nunca foram reduzido!.
    Assim também fizeram os bancos, implantaram os caixas eletrônicos, nós fazemos as operações e ainda pagamos taxa por serviços que nós mesmos executamos. Em fins; desempregos, altas taxas cobradas, lucros abusivos e o povo sustentando todo o sistema!

    Resposta
  • 11/09/2019 em 12:42
    Permalink

    Com certeza essa deputada ou é dona de postos ou alguém muito próximo a ela.
    E olhe que a taxa de desemprego só faz aumentar!
    Parabéns deputada, meus sinceros parabéns para vossa senhoria e todos que apoiam tal PL!

    Resposta
  • 11/09/2019 em 09:26
    Permalink

    Aí dá pra ver que esses deputados não estão mesmo afim de acabar com o desemprego no Brasil querem que fiquem mais pessoas desempregadas no Brasil na vd eles estão mais preocupados com eles próprios os salários deles estão garantidos né vai procurar fazer que beneficiam a população e não acabar com emprego dos outros

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio