Scania comprova viabilidade do gás natural em teste com a Citrosuco




Durante o lançamento da nova geração de caminhões Scania no Brasil, a montadora anunciou o inicio de uma parceria com as empresas Citrosuco e Morada do Sol para testes com um caminhão movido a gás, que pode ser abastecido com Gás Natural Veicular (GNV) e também com Biometano, produzido a partir de resíduos, como lixo comum e da agricultura e pecuária.

Os testes começaram em dezembro de 2018, com um caminhão Scania R 410 importado da Suécia, com motor a gás ciclo Otto, com velas de ignição. Desde o início, o veículo foi abastecido apenas com GNV, e realiza viagens entre Matão, no interior de São Paulo, até o Porto de Santos.

Desde dezembro o veículo já rodou mais de 110 mil km. O teste é realizado junto com outro caminhões, movidos a diesel, com a mesma faixa de potência, para comparação.

A empresa operadora do veículo, a Morada Logística, obteve uma redução de 15% no custo do quilômetro rodado, sem perder rendimento e realizando o mesmo número de viagens que os veículos a diesel.

“Nossa solução é comprovadamente mais sustentável do que o diesel. O custo é viável economicamente considerando a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Mas, é importante ressaltar que será fundamental o governo federal colocar em prática os sinais que deu sobre seus planos para o gás natural no Brasil. Por exemplo, as privatizações que provocarão um choque de eficiência no setor via aumento da competitividade e por consequência redução dos custos e possivelmente do preço de venda ao consumidor final. Todo o começo de um novo sistema exige movimentos de todos os lados. Estamos recebendo muitas intenções de compra. Ou seja, comprovando que há demanda consistente. Agora, precisamos de mais oferta.”

O motor do veículo, com 6 cilindros, 13 litros e 410 cavalos de potência, é original de fábrica, não sendo adaptado para o gás.

“Não é conversão. Ele tem garantia de fábrica e tecnologia confiável. Na demonstração com a Citrosuco, o R 410 vem tendo um desempenho consistente e força semelhante ao caminhão a diesel. Além de ser 20% mais silencioso”, completa Munhoz.

Além do monitoramento feito pela Citrosuco e Morada do Sol, um time de engenheiros da Scania acompanha os testes de perto, participando das revisões do veículo, que também é monitorado pelos Serviços Conectados Scania.

Esse sistema de monitoramento analisa e envia para a Scania todas as informações das viagens, com dados detalhados quanto à operação e ao motorista. A Morada Logística tem à disposição uma série de dados para analisar o consumo de combustível, tipo de condução, desgaste de componentes e pneus e muitos outros.

Apesar das modificações técnicas em relação a um veículo a diesel, o caminhão apresenta a mesma tara e tem a mesma capacidade de carga e torque semelhante ao R 410 convencional, a diesel.

RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL





Seu e-mail (obrigatório)






2 comentários em “Scania comprova viabilidade do gás natural em teste com a Citrosuco

  • 09/09/2019 em 19:56
    Permalink

    Sei não,mais econômico doque o diesel? Sem perda de potência? Só sei que no carro de passeio eu não quero nem dado mais. Mas vamos ver se vinga isso aí.

    Resposta
    • 09/09/2019 em 20:28
      Permalink

      Boa noite Sr ARNALDO!!!
      Com certeza, essa sua observação de que veiculo a GNV “nem de graça” deve – se ao fato de estar desinformado ou mal orientado sobre o assunto!!!!
      Como um usuário de GNV por quase 20 anos e tendo mais de 06 veiculos de todas as marcas convertidos, posso lhe garantir que o Sr não deva rodar mais de 500 kms mensais com seu veiculo, isso caso tenha um!!!!
      Rodo em média 3000 kms por mês e posso lhe garantir como conhecedor e usuário desse combustível que não só eu como muitos outros consumidores podem lhe garantir que sua opnião não reflete a realidade!!
      Procure se informar mais sobre o assunto e se possivel converse e tire dúvidas com quem usa esse combustível que com certeza mudará sua opnião!!!
      Obrigado!!!

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!