Como agir em um roubo de cargas (e como evitar)




Quem trabalha dirigindo caminhões sabe que está exposta a vários riscos. Um deles é de se envolver em acidentes de trânsito porque o tempo que se passa nas ruas faz com que essa possibilidade aumente.

O que mais tem preocupado é o roubo de cargas, pois esse tipo de assalto se torna cada vez mais comum. Somente em 2018 foram registrados mais de 22 mil casos e, apesar de ter havido uma queda em relação ao ano anterior, esse índice ainda preocupa.

A questão é como agir quando se sofre um assalto para que não se coloque a vida em risco.

Como agir em um roubo de cargas

A primeira dica é não tentar reagir porque os bandidos podem tentar usar a violência. Deixe que eles levem a carga e faça de tudo para que não seja levado junto.

Depois que ter a carga roubada e estar em segurança, é hora de comunicar o roubo. Avise a polícia do ocorrido ligando para o 191 e entre em contato com a transportadora, se trabalhar para uma, deixando-a ciente do que ocorreu.

Quando o caminhão ou a carga conta com um rastreador veicular é preciso também comunicar a empresa de rastreamento, pois ela começará a realizar a busca imediatamente, evitando que tenham maiores perdas.

A seguradora é outra que precisa ser informada, pois deve estar ciente do que está acontecendo para prestar um suporte e, em último caso, pode pagar o sinistro.

Como evitar o roubo de carga

O ideal é não precisar comunicar um roubo de carga e passar por essa situação que, algumas vezes, pode ser traumática. Para isso é preciso adotar alguns cuidados preventivos.

Sempre siga a rota planejada

Siga pela rota que planejou ou foi indicada pela empresa, pois sempre se busca o caminho mais seguro, aquele que tem maior movimentação e menos perigo.

Tenha cuidado nas paradas

Se precisar fazer alguma parada, não faça isso na beira da estrada, prefira postos e outros pontos que possuem movimentação.

Nas paradas, evite falar com estranhos sobre o destino ou o que está transportando e nunca dê caronas, pois isso aumenta o risco de sofrer um roubo de cargas.

Verifique o veículo

Se precisar se afastar do caminhão nas paradas, ao retornar faça uma inspeção geral. Veja se está tudo funcionando e não há nenhum indicador de problema, pois bandidos podem causar uma parada para roubar a carga.

Tenha um rastreador

O rastreador pode ajudar a localizar o caminhão em caso de roubo, mas também ajuda a empresa a fazer o monitoramento e saber se houve algum desvio ou parada que possa ser preocupante.

Se possível, viaje em comboio

Se houver mais de um caminhão da empresa indo para o mesmo destino, prefiram seguir juntos. Se isso não for possível, tente seguir com outros caminhoneiros conhecidos e sempre tente manter a comunicação com eles, principalmente durante a noite.

O roubo de cargas é uma realidade e buscar maneiras de se proteger dele é uma alternativa viável que pode evitar muitos problemas.

Artigo de Jeniffer Elaina, do Rastreadores.org





5 comentários em “Como agir em um roubo de cargas (e como evitar)

  • 07/10/2019 em 22:35
    Permalink

    So quem passou por isso sabe como é infeçizmente hoje algumas empresas de rastreamentp ou monitoramento é quem passa a informaçao ou ate mesmo quem lhe bloqueia e digo nao existe local seguro vc paga estacionamento vc nao tem segurança lhe levam com a maior facilidade sem que nada estivesse acontecido

    Resposta
  • 07/10/2019 em 19:17
    Permalink

    Andar com uma calibre .12 e uma .40 tb ajuda a evitar roubo de cargas tá for

    Resposta
  • 07/10/2019 em 18:31
    Permalink

    Locais escuros evitar estacionar . Postos de combustíveis onde existe prostituição também e mais suscetível a assaltos postos nos centros urbanos conversar demais bebedeira com desconhecidos.

    Resposta
  • 07/10/2019 em 17:54
    Permalink

    Fico chateando que nos caminhoneiros e povo em geral termos que aprender a lidar com a situação muito fácil de acabar, pena de morte para crime de roubo, simples assim

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!