Ônibus com motor dianteiro e transmissão automática Allison recebe elogios de frotista e motoristas

A Allison Transmission, que no final do ano passado apresentou uma nova interpretação para o transporte urbano de passageiros no Brasil, confirma também no país o acerto da sua proposição. Uma unidade do Agrale MA 17 foi cedida para a Transportes Urbanos de Araçatuba (TUA) para que a empresa pudesse fazer seu próprio julgamento das qualidades e vantagens que uma transmissão totalmente automática pode proporcionar no seu uso diário. A empresa, que completa 50 anos em 2020, atualmente conta com 47 veículos em sua frota sendo que 36 deles possuem elevadores para pessoas portadoras de necessidades especiais. Atende a 32 linhas e conta com um quadro de funcionários que ultrapassa 100 pessoas.

“Em nosso período de avaliação o veículo só recebeu elogios dos motoristas e usuários”, analisa Luciano Castilho, administrador da TUA. “Eu mesmo dirigi o ônibus e tive que concordar com o retorno dado pelos motoristas que haviam dirigido o veículo. Fiquei surpreso com a precisão e suavidade da mudança de marchas, além do conforto”.

O chassi Agrale MA 17 equipado com uma transmissão Allison da Série 3000™, com retardador integrado, incorpora a tecnologia xFE da Allison. As relações de transmissão otimizadas, combinadas com o pacote FuelSense® Max, permitem que o conversor de torque seja bloqueado em velocidades mais baixas, melhorando a economia de combustível. Esse chassi, com motor dianteiro e transmissão totalmente automática, é sucesso na Argentina, e já desperta interesse em outros mercados da América do Sul. A versão para o Brasil foi configurada para receber carroceria com três portas de até 13,2 metros de comprimento e suspensão pneumática.

A empresa também afirma que o consumo de combustível do modelo automático superou as expectativas. “Além disso, a média de consumo surpreendeu, ficando bem abaixo da minha expectativa para um ônibus com transmissão totalmente automática. Mesmo levando em consideração que o ônibus avaliado estava equipado com ar-condicionado. Mas há que se levar em consideração que a climatização do ar interno é um grande fator de conforto e recebeu elogios dos passageiros”, comenta Castilho.

O período de avaliação foi curto para que a empresa percebesse os demais benefícios das transmissões automáticas como, por exemplo, a maior disponibilidade do veículo e os baixos custos com a manutenção. Principalmente no que diz respeito às trocas de componentes do sistema de embreagem, que é frequente nos câmbios manuais. “Mas nossa curta experiência deixou claras as vantagens de uma Allison, principalmente em uma aplicação tão pesada quanto o transporte público de passageiros onde o veículo para e anda, em média, a cada 500 metros”, analisa Castilho.

De acordo com a empresa, a resposta dos usuários também foi a melhor possível. Ônibus novo, ar-condicionado, mudanças de marchas sem trancos, tudo colaborou para uma grande melhoria no conforto geral dos passageiros durante os percursos.

A experiência de décadas da Allison na Argentina mostra que os ônibus equipados com transmissões totalmente automáticas proporcionam um rodar muito mais suave e silencioso para passageiros e motoristas porque os motores trabalham em rotações mais baixas. As automáticas Allison colaboram para que o fluxo de trânsito seja mais estável, já que podem frear e retomar a velocidade rapidamente, o que é essencial em cidades com tráfego congestionado.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Ônibus com motor dianteiro e transmissão automática Allison recebe elogios de frotista e motoristas

  • 16/01/2020 em 11:38
    Permalink

    Vou falar a verdade ,com esses elevadores instalados nesses carros não existe viagem confortável, é muito ferro batendo.este modelo de acessibilidade precisa acabar, rampa de acesso urgente.

    Resposta

Deixe um comentário!

Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras