Os Diesel Brothers, da Sparks Motors, estão sendo processados nos Estados Unidos por removerem os dispositivos de controle de emissões de poluentes de caminhões e picapes customizados por eles.
As modificações são apresentadas no reality show Diesel Brothers, chamado de Movidos a Diesel no Brasil, pelo canal de TV por assinatura Discovery Turbo.
A multa a ser paga pelos donos da oficina, David “Heavy D” Sparks e David “Diesel Dave” Kiley, atinge US$ 851.451, por violação das Lei do Ar Limpo do estado de Utah, nos Estados Unidos.
A ação foi movida em 2017 por um grupo de médicos. Eles alegaram que a oficina removia deliberadamente todos os equipamentos de controle de poluição de veículos diesel, violando uma série de leis do estado.
De acordo com o grupo de médicos, os veículos perdiam o sistema SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva) e o sistema EGR (Exhaust Gas Recirculation – Recirculação de gases do escapamento), sendo esses sistemas necessários para redução das emissões de poluentes, e para atender as leis anti-poluição dos Estados Unidos.
Para comprovar as violações, os médicos compraram um caminhão fabricado na oficinal, e, em testes realizados, o veículo se mostrou 36 vezes mais poluente que um modelo igual, com todos os sistemas funcionando.
No processo foram citados outros 17 veículos que tiveram as mesmas modificações.
A defesa dos Diesel Brothers alega que os veículos foram comprados em leilões, já sem os sistema de controle de poluição, e que não foram retirados pela equipe da oficina.
Além da multa, a oficina ficou proibida de remover qualquer dispositivo de controle de emissão de veículos personalizados por eles, e nenhum veículo, mesmo os já finalizados, que ainda estejam em posse da oficina, poderá ser vendido sem os sistema.
COMENTAR
QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO