Empresa dos Estados Unidos começa a usar caminhões autônomos em rotas reais de transporte

por Blog do Caminhoneiro

A Wilson Logistics, empresa da cidade de Springfield, no estado de Missouri, começará a usar 124 caminhões equipados com tecnologia autônoma de comboio, desenvolvida pela empresa Locomation, que diz que é a primeira plataforma de tecnologia de caminhões do mundo a oferecer transporte autônomo guiado por humanos.

Por pelo menos três anos, a tecnologia será usada pela Wilson Logistics, em operações regulares de transporte por várias rotas. Como ainda existem barreiras legais, todos os veículos terão motoristas, mas apenas o primeiro será dirigido.

A tecnologia permite que o segundo caminhão, e outros se houver possibilidade, repitam as manobras do primeiro veículo, com altíssima precisão. Tudo o que o motorista fizer no primeiro veículo, o segundo também fará, de forma autônoma.

Com isso, os motoristas dos veículos que seguem o primeiro poderão descansar, e até dormir na cabine. Para evitar acidentes, os veículos são equipados com diversos sensores e tecnologias que identificam manobras perigosas.

“Nosso trabalho com a Locomation marcará um avanço significativo para a Wilson Logistics”, disse Darrel Wilson, Presidente e CEO da Wilson Logistics. “Não apenas melhoraremos a utilização de ativos e a eficiência da rede, como também faremos grandes progressos na redução de nossos gastos com combustível e na segurança. Também torna o caminhão um lugar muito melhor para trabalhar para nossa equipe de motoristas profissionais”.

O projeto prevê a instalação inicial do sistema ARC (Autonomous Relay Convoy) em 124 caminhões, que irão rodar de dois em dois, em 11 rotas.

A Locomation estima que a redução de custos atinja até 33% no custo operacional total, com redução de 8% no consumo de combustível.

Após os três anos iniciais, a parceria entre as empresa pretende ser ampliada, passando para uma frota de 2 mil caminhões, que irão operar em 68 rotas.

As operações irão começar entre abril e junho deste ano.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário