Nikola Tre começará a ser testado esse ano
Em parceria com a CNH Industrial, dona da Iveco, a Nikola Motor Company começará a testar o modelo Tre ainda esse ano na Europa. A afirmação foi feita por Gerrit Marx, diretor comercial da Iveco, ao portal Eurotransport da Alemanha.
A Iveco está finalizando a construção de diversos protótipos do caminhão, que usa como base a estrutura e cabine do modelo S-Way. A Nikola instala a tecnologia das células de combustível de hidrogênio, a tecnologia de controle do sistema e uma interior totalmente novo, diferente do S-Way. O design externo do caminhão também é diferente, mais futurista do que o modelo a diesel da Iveco.
Os protótipos funcionais do caminhão seriam mostrados pela Iveco na IAA, em setembro, feira que foi cancelada devido ao Coronavírus. Apesar disso, a montadora espera apresentar o sistema modular de construção do Tre e o design final nesse mesmo cronograma.
Uma nova linha de montagem para o pesado foi desenvolvida pela Iveco na cidade de Ulm, na Alemanha, onde era produzido o modelo Stralis. Com investimento de 40 milhões de Euros, a unidade deverá começar a produzir os Tre no ano que vem.
De acordo com a Iveco e a Nikola, o modelo a hidrogênio consegue rodar entre 300 e 400 quilômetros, e tem cerca de 500 cavalos de potência (375 kW), com acionamento elétrico.