Projeto que pode autorizar excesso de peso em caminhões vai à sanção presidencial

O texto original do projeto 1.179/2020, do senador Antonio Anastasia (PSD-MG), vai à sanção presidencial. Esse projeto foi aprovado com alterações pela Câmara dos Deputados na semana passada. Como o texto substitutivo da Câmara foi rejeitado pelos senadores, o projeto original do Senado agora segue para sanção da Presidência da República.

Esse projeto de lei cria uma série de regras transitórias para o período de calamidade pública iniciado com a pandemia do coronavírus, visando reduzir as consequências socioeconômicas da pandemia.

Esse projeto pretende preservar contratos, suspender determinados prazos e evitar uma judicialização em massa de processos. Além disso, o texto permite que o Contran altere o Código de Trânsito Brasileiro, permitindo que caminhões e ônibus transportem mais carga e passageiros do que o admitido atualmente, para “aumentar a eficiência na logística de transporte de bens e insumos e na prestação de serviços relacionados ao combate dos efeitos decorrentes da pandemia do coronavírus”.

Se o projeto for sancionado sem vetos pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, os artigos 99 e 100 do Código Brasileiro de Trânsito deixarão de vigorar até o fim da pandemia.

Esse artigo do projeto foi criticado pelo Deputado Federal Osires Damaso (PSC-TO), que participou de sessão da Câmara dos Deputados por vídeo conferência, que disse que a alteração pode trazer mais prejuízos do que benefícios, principalmente para os caminhoneiros autônomos.

“Flexibilizar o peso dos caminhões é dar às empresas condição de pressionar os caminhoneiros autônomos para que transportem as mercadorias pelo mesmo valor de frete, mas com excesso de carga. Isso vai prejudicar tanto as rodovias federais e estaduais como os caminhoneiros, que vão ter menos fretes e vão ver seus caminhões serem quebrados nas rodovias devido ao excesso de peso. Isso não podemos aceitar”, disse o Deputado, durante o pronunciamento.

O Deputado também criticou o aumento da tolerância para transporte de passageiros.

“Se os Prefeitos, se os Governadores estão restringindo a abertura do comércio, se estão fechando bares e restaurantes, como vamos permitir o transporte de passageiros dessa forma, a superlotação, e desrespeitar a lei?”, completou.

Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

56 thoughts on “Projeto que pode autorizar excesso de peso em caminhões vai à sanção presidencial

  • 25/05/2020 em 13:32
    Permalink

    Deveríamos brigar por fretes melhores,e não ficar atrás de carregar peso pra melhorar o ganho,isso é tremenda idiotice, segurança,consumo, desgastes,põe a mão na consciência,isso só deixa o autônomo ir cada vez mais pro buraco .

    Resposta
  • 25/05/2020 em 10:42
    Permalink

    Esse deputado nao sabe o que fala, ja enganaram os caminhoneiros em 2018 agora querem acabar com o resto. Tenho um caminhao pequeno e velho, meus companheiros tbm ,mas eles estão fazendo rasga lona caminhão que passa com 14 tn está levando 22tn isso tem que acabar to saturado e ainda falam que eu estou erradoque nao quero trabalhar assim nao dá. O país está podre .

    Resposta
  • 25/05/2020 em 09:55
    Permalink

    Bom dia!
    Todo projeto de engenharia, incluindo claro os mecânicos, que envolvam desenvolvimento inclusive de veículos, têm entre seus itens o fator “k” que é o Fator de Segurança.
    Este fator leva em consideração vários fatores, dentre eles a finalidade do produto/veículo a ser projetado/fabricado e colocado em mercado, e nesse contexto a capacidade de carga (até carros têm essa capacidade calculada) é um fator determinante até para os custos do projeto – quanto maior resistência necessária = maior custos de fabricação.
    Assim, os caminhões são projetados sim com sua capacidade máxima de carga e um ‘plus’ (uma tolerância a mais) pois o engenheiro já prevê que ‘desavisados’ poderão sobrecarregar o equipamento.
    O problema é que esse fator ‘K’, não é informado porque na verdade ‘NUNCA’ deveria ser Sobrecarregado o sistema/veículo. O fator é para salvaguardar vidas e patrimônio, não o contrário.
    O que acontece nesse país, na verdade, é que nós não obedecemos NADA. Brasileiro não obedece norma/lei nenhuma, e os caminhões rodas com excesso de carga quase sempre, diminuindo seu tempo de vida útil num prazo rápido, matando muitas vezes os condutores e outros viajantes, porque o básico não é respeitado. Caminhão não é um veículo indestrutível, ele tem sua capacidade máxima de carga legal e com fator de segurança, extrapolar isso VAI MATAR VOCÊ!

    Resposta
  • 25/05/2020 em 08:33
    Permalink

    Deve ser alguma empresa grande que está pressionando pra legalizar excesso de peso

    Resposta
  • 25/05/2020 em 08:06
    Permalink

    sou totalmente contra ao excesso de peso, isso só vai trazer mais prejuízo e insegurança a todos.

    Resposta
  • 25/05/2020 em 06:14
    Permalink

    Que idéia tola!
    Aí invés de ouvir quem trabalha na área e elaborar novas leis, mais inteligentes!

    Resposta
  • 24/05/2020 em 22:38
    Permalink

    Sou contra excesso de peso .sou a favor de leis melhores que se possa manter o caminhão e liberação de crédito para o autônomo com um caminhão

    Resposta
  • 24/05/2020 em 22:08
    Permalink

    Concordo que tem de pesar por BTN.
    Sou caminhoneiro também. Autônomo.
    Pesando desta maneira é o justo e melhor para caminhão.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 19:21
    Permalink

    Sou caminhoneiro, nessa pandemia só estou viajando com excesso de peso e as transportadora não reclama para não perder cliente ; porque na realidade a vida do profissional de volante parece não ter nenhum significado pro transportador e cliente, carreta baú de 30 pallete esta carregando 48 pallete bitrem de 28+28 =48 estão carregando 70 pallete carga batida , segurança do motorista é zero, descer serra com excesso de peso é muitos perigoso, muitos dos parceiros inexperientes na área acha que vc é cabaço na direção , mais só vc sabe o que está passando alias Deus e vc . Que Deus tenha misericórdide desses governantes que só pensam e roubar nosso Brasil. Meu voto é não ao excesso de peso ao caminhão. Um carro de passeio leva 5 pessoas e certo colocar 9 pessoas no veículo! Pensa aí!

    Resposta
  • 24/05/2020 em 19:13
    Permalink

    Sou caminhoneiro, nessa pandemia só estou viajando com excesso de peso e as transportadora não reclama para não perder cliente ; porque na realidade a vida do profissional não tem significado nenhum pra transportador e cliente, carreta baú de 30 pallete esta carregando 55 pallete bitrem de 28+28 =48 estão carregando 70 pallete carga batida segurança do motorista é zero descer serra com excesso muitos dos parceiros inexperientes na área acha que vc é cabaço na direção , mais só vc sabe o que está passando alias Deus e vc . Que Deustenha misericórdide desses governantes que só pensam e roubar nosso Brasil.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 19:11
    Permalink

    Sou caminhoneiro, nessa pandemia só estou viajando com excesso de peso e as transportadora não reclama para não perder cliente ; porque na realidade a vida do profissional não tem significado nenhum pra transportador e cliente, carreta baú de 30 pallete esta carregando 55 pallete bicomm de 28+28 =48 estão carregando 70 pallete carga batida segurança do motorista é zero descer serra com excesso muitos dos parceiros inexperientes na área acha que vc é cabaço na direção , mais só vc sabe o que está passando alias Deus e vc . Que Deustenha misericórdide desses governantes que só pensam e roubar nosso Brasil.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 18:08
    Permalink

    Autorizar excesso de peso é o mesmo que pegar o diploma do engenheiro que planejou o caminhão e rasga lo . Que ideia mais tola. Nem navio e nem trem de ferro anda com excesso de peso. Tem que acabar é com as balanças que pesam por eixo e colocar tudo balançao.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 16:31
    Permalink

    Sou motorista de Rodotrem eu acho q tem de acabar com o frete retorno e melhorar o frente , não colocar peso

    Resposta
  • 24/05/2020 em 13:35
    Permalink

    Pessoal primeiramente eu queria dizer que que também sou motorista caminhoneiro e também tenho caminhão e gostaria Claro de colocar isso em Pauta né porque seria também importante para que estão Econômica da minha empresa mas por outro lado é bom a gente entender que um veículo a sua estrutura questão de capacidade isso depende e é regulamentado por um sistema ou também na questão da fabricação existe engenharia existe todo um sistema que faz parte da garantia segurança não só do veículo não só da carga Mas também da capacidade de segurança para o motorista é para quem tá sendo conduzido para aquele veículo sendo quem tá acompanhando então é uma coisa bem interessante também analisar que quando você está descendo Serra que é o corre um risco maior de perigo porque quanto mais peso Dobra a capacidade de velocidade de toda a estrutura de freios capacidade do motor capacidade de segurança ela não tá dentro do Que Nós pensamos colocar pesos existe toda uma categoria que você coloca dentro daquilo que está estabelecido então eu não acho certo mexendo no peso do caminhão sem uma capacidade de primeiro verificar se realmente aquele tipo de veículo está apto a preparado para receber mais peso ou não dentro da sua capacidade e isso precisa ter órgãos competente para verificar e atestar E aí dar autorização para aquele tipo de veículo rodar com a carga que está sendo transportada está dentro do padrão de peso ok

    Resposta
  • 24/05/2020 em 13:33
    Permalink

    Boa tarde
    Sou caminhoneiro Autônomo tenho um mb1113 .e há fiquei por excesso de peso em 115kg. Por pesar eixos.sendo que pesando PBT .não ficaria.
    OBS.Na empresa são pesados em PBT.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 13:30
    Permalink

    Parabéns ão deputado quanto más peso no caminhão más acidente ou caminhão vai ter um desgaste más raptos prejuízo para caminhoneiro ônibus anda acima da capacidade não podem vai senta em cima da cabeça do evento deste projeto.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 11:09
    Permalink

    Com certeza deveria apenas acabar com a regra dos entre eixos. Esse negócio de autorizar o excesso vai dar muito abuso. Empresas vão nos obrigar a andar pesado sem pagar nem 1 centavo a mais pelo frete, isso judia dos pneus, freios, aumenta consumo de combustível, diminui muito a vida útil das peças e manutenções em geral. Daqui a pouco nós seremos obrigados a pagar para trabalhar e a corja toda não pensa nisso, só as empresas é que serão beneficiadas. O rumo certo é manter o equilíbrio no qual nós ja estamos perdendo pela regra do entre eixo, se for eliminada, vai nos ajudar sem prejudicar ninguém, então acho que vocês deveriam pensar nisso. Excesso de peso? Por mim nem pensar

    Resposta
  • 24/05/2020 em 10:45
    Permalink

    Bom dia! Sou Transportador Autônomo de Carga e tenho rodado pelo Brasil, no meu ponto de vista tem que acabar com o peso entre eixos, e voltar a pesar o PBTC, ( Peso Bruto Total Combinado). Deus abençoe a todos os Caminhoneiros do nosso país e seus familiares.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 09:43
    Permalink

    Esse PL é um absurdo!
    Frete bom é leve, e bem pago. Os caminhões tem que andar com o peso para o qual foram projetados, e as estradas? Precisam de conservação pra que a frota atual ande mais e não aumentar a carga pra extrapolar o projeto. O Brasil tem muito caminhão e muito motorista parado.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 09:37
    Permalink

    A presidente Dilma liberou pra andar com excesso de peso mas a prf medeu a multa no meu caminhão.

    Resposta
  • 24/05/2020 em 09:30
    Permalink

    Deve ser liberado sim
    Sendo proibido ainda andamos errados sendo liberado andaremos certo
    A balança por eixo é o maior ASSALTO ou cobrar qua as empresas carregadores tenham uma balança pra pesar por eixo na hora do carregamento

    Resposta
  • 24/05/2020 em 09:29
    Permalink

    Tem que acabar somente com pesagem entre eixo, e pesar somente o peso total. Agora a pessoa aí de cima falar que nunca viu excesso de peso acabar com caminhão kkkkkk não sabe o que é caminhão !!!
    Peso é pra trem de ferro gente !!! Frete bom é leve e bem pago !!!

    Resposta
  • 24/05/2020 em 07:31
    Permalink

    Assuntos de transporte deveriam ser de competência exclusiva da área técnica do Contran. Os interesses de políticos e transportadores não colocariam a segurança e a fluidez do tráfego como prioridades. Sou taxista e estou sentindo na pele e no bolso as consequências desse tipo de intromissão. Advogados e políticos estão destruindo o trânsito das cidades por dinheiro.

    Resposta
  • 23/05/2020 em 23:33
    Permalink

    Tem que acabar com peso entre eixo .
    Tem que ir pelo peso bruto

    Resposta
  • 23/05/2020 em 22:53
    Permalink

    Tem muitos aqui que nem sabe bem o que caminhão e falando sobre excesso de peso cabe somente a categoria ser a favor ou contra lembrando que tem muitos que são apenas motorista e fazem somente oque lhes são passado a fazer então se vc não trabalha com caminhão tome cuidado em seus comentários pra não falar bobagens

    Resposta
  • 23/05/2020 em 22:43
    Permalink

    Tem q acabar com balança pesando por eixo todos sabem que a maior parte das cargas se pesa dêem balança plataforma como que vai colocar peso por eixo

    Resposta
  • 23/05/2020 em 22:31
    Permalink

    Boa noite não tem q libera mais peso tem e q diminuir isso sim truki 12 mil carreta simples com 25 mil Lá com 28 Bitrem com 33 e acabar com o 9 eixo no Paraguai não tem bitrem porriso que está acabando com o caminhoneiro e acabar com a lavagem de dinheiro em cima do caminhão afinal peso não ganha dinheiro só acaba com TD até o asfalto sem com q o caminhão não tem Freio eu só carreteiro a 33 anos

    Resposta
  • 23/05/2020 em 21:30
    Permalink

    Se deve manter a pesagem por eixo de forma a ser respeitado a capacidade técnica máxima especificado pelo fabricante do chassi e não o regulamentado, ao mesmo tempo ser verificado a condição dos pneus.

    Os transportadores de cargas sofrem devido legislação porém, sabemos que temos pessoas e empresas imprudentes que não respeitam às leis e colocam em risco diversas vidas.

    Resposta
  • 23/05/2020 em 21:22
    Permalink

    Nunca vi excesso de peso acabar com caminhão

    Resposta
    • 23/05/2020 em 21:37
      Permalink

      Estimado Eliabe, o excesso de peso gera desgaste prematuro nos sistemas mecânicos dos caminhões e qualquer equipamento. E outro ponto mais importante e a preservação da vida; onde um caminhão com sobre peso, sobrecarrega o sistema de freios, direção, suspensão… e assim abrindo margem para acidentes com mortes.

      Resposta
  • 23/05/2020 em 20:40
    Permalink

    Concordo plenamente com o fim da pesagem “entre eixos”,tem que ser só o peso bruto e pronto! Já passei raiva demais com uma balança dessas aqui no Goiás,por causa de 200 kg em um eixo não me liberaram e ainda tive que mexer na carga que era adubo a granel em um sol de quase 40 graus a tarde,é muita humilhação!! Estava com o peso de balança normal é um absurdo isso para nóis motoristas,somos tratados igual cachorro sempre tem um querendo mandar humilhar a gente nos carregamentos e descarregamentos! Eu sou contra o excesso de peso e sim a “melhora” dos valores dos fretes!! Sou motorista profissional a 20 anos! Deus abençoe e proteja nós todos!🙏

    Resposta
    • 23/05/2020 em 21:41
      Permalink

      Se você arrumar a carga direito, pode vir até a capotar pela má distribuição de peso. Em vez de reclamar, faça uma arrumação decente e profissional. Ficar se vitimizando porque fez um trabalho de merda é que não dá.

      Resposta
  • 23/05/2020 em 19:59
    Permalink

    Olá amigos da rodagem.sou muito a fovor de balança.porem muito contra entre eixos.o deputado que entra com um projeto ou presidente que seja.para acabar com o entre eixo com certeza terá nosso apoio.e olha que nosso apoio vale muito.pork é um absurdo contra nós o entre eixo.nao tem lógica 100/200 kilos em um determinado eixo e levarmos multa.agira liberar peso acho que o deputado.nao penso muito em nós autônomos. Eu imploro pelo amor de Deus acabem com o entre eixo.e punição máxima pra que por esxesso de peso.pork estão tirando carga de outros caminhões

    Resposta
  • 23/05/2020 em 19:39
    Permalink

    Sou contra excesso de peso e tem mesmo que acabar com o excesso entre eixo. Sou caminhoneiro a 25 anos

    Resposta
  • 23/05/2020 em 18:57
    Permalink

    Levei uma multa por excesso de peso em um eixo EA carga era grãos … deveria ser peso bruto total não pesar por eixos

    Resposta
    • 23/05/2020 em 21:46
      Permalink

      Todo caminhão tem um limite técnico e legal por eixo o qual tem que ser respeitado. Se você fizer um trabalho decente, não terá problema. Ficar de mimimi porque faz um trabalho ruim é que não dá.

      Resposta
  • 23/05/2020 em 18:53
    Permalink

    Esse otario q falo q escesso. De peso nao prejudica o caminhão ele deveria larga de ser troxa e aprender trabalhar

    Resposta
  • 23/05/2020 em 18:23
    Permalink

    Acho muito bom pq pra gananhar algum a mais o excesso de peso e bom e por exmplo um bi truck o pbt e 29000 mas anda tranquilo com 36000 o excesso de peso nao prejudica os caminhões, sou caminhoneiro e nao vem com essa conversa q o frete fica mais barato pq o ganho e por tonelada e nao por carga

    Resposta
    • 23/05/2020 em 21:48
      Permalink

      É por causa de caminhoneiros irresponsáveis como você que acontecem acidentes evitáveis. Por mim, por essa fala, você nunca mais dirigiria. Se o fabricante diz que te limite, e a lei também diz, é pra cumprir. Você não é melhor do que os outros para não cumprir a lei. E quem não cumpre a lei é bandido. E “excesso de peso” não prejudica? Além de irresponsável, você é burro.

      Resposta
  • 23/05/2020 em 18:14
    Permalink

    Coitado do caminhoneiro que muitas vezes perde a vida pois eles já tem esseso de peso e o caminhão tomba Por causa do peso . Porque o presidente ao invés de fazer essa lei p o patrão ele não coloca banho quente de graça no posto e comida mais barato p os caminhoneiros e faz posto grande p caber 30 metro pois tem posto que não cabe o caminhão de tão grande . Pois o brasileiro é zoudo é aumentou o tamanho do caminhão 20 metro seria de bom tamanho isso sim seria uma lei p os guerreiros que perdem a vida pela ganância do homem

    Resposta
    • 23/05/2020 em 21:50
      Permalink

      Por esse presidente não está interessando no trabalhador, mas no patrão.

      Resposta
  • 23/05/2020 em 18:13
    Permalink

    Concordo plenamente com o deputado Osires Damasco.

    Resposta
  • 23/05/2020 em 18:13
    Permalink

    Ninguém faz nada para ajudar somente para destruir os caminhoneiros que já são massacrados por todos aí vem um imbecil fazer uma merda dessa os fretes já foram reduzidos a nada imagine com peso execivo

    Resposta
    • 23/05/2020 em 21:51
      Permalink

      Pois é. E tem um monte de imbecil que apoia a ideia. Dá pra acreditar?

      Resposta
  • 23/05/2020 em 17:54
    Permalink

    Palhaçada um idiota desses aumenta peso nos caminhão nao sabe ele oque e um cargerro pesado.

    Resposta
  • 23/05/2020 em 17:17
    Permalink

    Sou caminheiro autônomo desde 2006 aqui no Porto de Santos, carrego mais container, o q eles devem fazer e acabar com a multa entre eixos, pq nós não ser penalizados pelo mal e errado carregamento da carga, e baixar os pedágios, isso eles não, acham w nós donos idiotas, colocando mensagens nos painéis das rodovias, dizendo a nos apoiam, q nosso trabalho é essencial, q nós não podemos parar, e deveriam TMB tirar os impostos do diesel p nós como falou o Bolsonaro, TDS nós caminhoneiros deveríamos ter um cartão Petrobras, identificando q somos ativos e ANTT p assim não pagar os impostos estaduais e federais no diesel, Deus nos abençoe e não vamos a editar isso não de andar com excesso de peso p acabar com nossos caminhões e acontecer o maior risco de acidente.

    Resposta
  • 23/05/2020 em 17:04
    Permalink

    Esse deputado Anastasia não passa de um idiota jumento e ladrão safado!sou caminhoneiro a 33 anos e o que é para fazer esses bandidos não faz!só DEUS vai dar jeito nesses corruptos no dia do juízo!Porque não acaba com pesagem entre eixos e pesa só o bruto porque não é culpa do caminhoneiro esseso entre eixos é de quem carrega ai fica humilhando nós nas balanças rodoviárias pra nós roubar.

    Resposta
    • 23/05/2020 em 21:54
      Permalink

      É culpa do caminhoneiro sim. Se não se responsabiliza pela correta distribuição da carga, tá fazendo trabalho de merda, afinal é você que vai dirigir o caminhão e poderá colocar em risco a vida dos outros no trânsito porque não fez o seu trabalho. Trabalha direito, para de se vitimizar e aí tu não toma multa. Mas se é incompetente, tem que multar mesmo. Você não é melhor que ninguém para achar que não deve ser multado.

      Resposta
  • 23/05/2020 em 16:50
    Permalink

    Se essa lei absurda for aprovada , será a pá de cal na vida dos autônomos , pois os embarcadores irão querer colocar excesso em todos . E o excesso prejudica tudo e todos , deterioram os já deteriorados caminhões , as estradas vão pro saco , somente aqueles que aceitarem excesso de peso é que vão trabalhar . Essa lei é um desserviço ao Brasil . Com tanta coisa pra se olhar pelo caminhoneiro , vem um deputado escroto e propõe um absurdo desse !!

    Resposta
  • 23/05/2020 em 16:11
    Permalink

    Olha só tamanha sacanagem que este deputado quer aumentar limite de peso ,nada contra aqueles que botam excesso as vezes o frete é tão ruim que o excesso e o lucro .conserteza ele tem uma transportadora ou defende interesse de alguém, isso só vai prejudicar o autônomo pois cami hao de transportadora tão nem ai .Se este deputado quer tanto ajudar porque criou um projeto de isenção de pedágios pra áutonomos durante a pandemia??? Eu respondo…não dará lucro a ele é nem pra quem ele defende

    Resposta
  • 23/05/2020 em 15:06
    Permalink

    Eu sou caminhoneiro de toda vida! Com muitas lavancadas e noites sem dormir consegui comprar um caminhão! Já vivemos o caus no transporte no Brasil com péssimas estradas ! Agora querem morenos de trabalhar para não ganhar nada mais! Este país não dá valor a quem trabalha duro!

    Resposta
  • 23/05/2020 em 13:14
    Permalink

    É inacreditável isso. Já não tem carga suficiente os caminhões estão sucateados as malhas viárias são de péssima conservadoria ainda mais no Maranhão o lugazin abandonado. Aí querem liberar o excesso. Kkkk
    É demais esses deputado.

    Resposta
  • 23/05/2020 em 12:09
    Permalink

    Sou motorista de caminhão, e também parabenizo o deputado Osires Damasco, pela iniciativa.

    Resposta
  • 23/05/2020 em 11:54
    Permalink

    Parabéns Sr deputado sem dizer que tem muitos caminhões com rodas inutilizadas falta de manutenção colocando o excesso de peso aumentando os riscos de acidentes graves tem que diminuir o peso e não aumentar fica a dica ..já não temos rodovias pior ainda

    Resposta

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio