Projeto de lei determina gratuidade para Exame de Aptidão Física e Mental de motoristas com mais de 65 anos

por Blog do Caminhoneiro

O projeto de lei 4.036/2020, apresentado na Câmara dos Deputados pelo deputado Léo Moraes (PODE/RO), se aprovado, determina que o valor da taxa para renovação do Exame de Aptidão Física e Mental será gratuita ao condutor com mais de sessenta e cinco anos de idade.

O projeto altera o § 2º do art. 147 da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que fica com a seguinte redação:

Lei 9.503/1997

Art. 147

§ 2º O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada cinco anos, ou a cada três anos para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado, concedida aos maiores de sessenta e cinco anos gratuidade na renovação da Carteira Nacional de Habilitação.

Esse projeto já havia sido apresentado, 11 anos atrás, pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), mas foi arquivado em janeiro de 2019.

A justificativa do projeto argumenta que a aprovação do projeto beneficiaria os motoristas maiores de 65 anos, que precisam fazer os exames a cada três anos, diferente dos motoristas mais novos, que é a cada 5 anos.

O projeto ainda precisa tramitar na Câmara dos Deputados, Senado e ser sancionada pelo Presidente para passar a vigorar.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário