CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasTecnologia

Scania irá desenvolver carreta coberta de painéis solares na Europa

A Scania anunciou que irá criar um implemento baú coberto com painéis solares, que serão usados para recarga das baterias do cavalo-mecânico, movido com eletricidade.

Inicialmente, a Scania indica que poderá haver um aumento na autonomia na casa dos 10% na Suécia, país mais frio, e até 20% na Espanha, onde o sol aparece com mais frequência.

Painéis solares já são usados em alguns caminhões, motor-homes e barcos, mas quase sempre para alimentar os equipamentos auxiliares, como geladeiras, TVs e outros.

18 metros

O caminhão “solar” de 18 metros da Scania será usado pela empresa sueca Ernst Express, que já trabalha há anos com a Scania em parceria para desenvolvimento de tecnologias, como a rede elétrica aérea usada em testes em algumas estradas.

O teto e laterais do implemento serão recobertos por 140 metros quadrados de paineis solares, que podem gerar até 14 mil kWh anualmente na Suécia, e o dobro disso em lugares com mais sol.

RECOMENDADO  Caminhões elétricos Scania recebem atualização para maior autonomia

10% de economia

Na Suécia, a economia simulada em eletricidade fica na casa dos 5 a 10%, de acordo com estudos preliminares. No país, o sol é suficiente entre a primavera e o outono para gerar energia, e, embora tenha muitas horas de luz solar no verão, ele é fraco, devido à posição geográfica do país.

Na Espanha, por exemplo, o sol tem quase o dobro de intensidade e de horas de luz do que na Suécia. Quanto mais perto da Linha do Equador, mais eficiente é o sistema.

Gerador estacionário

O estudo também vai analisar a possibilidade de usar o caminhão parado como um gerador estacionário, para alimentação do prédio da transportadora, por exemplo, quando as baterias do veículo já estiverem completamente carregadas.

RECOMENDADO  Caminhão elétrico entra em operação em rota diária de 1.100 km na Europa

Isso é viável principalmente nos finais de semana em que o caminhão não esteja na estrada, e também durante as manutenções.

Financiamento

O projeto é financiado pela agência de inovação Vinnova do governo sueco e, além da Scania e da Ernst Express, também envolve a Midsummer que fabrica os painéis solares, a Uppsala University, que realiza pesquisas avançadas sobre células solares mais eficientes, e a empresa de energia Dalakraft.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Scania irá desenvolver carreta coberta de painéis solares na Europa

  • Victor+Hugo+guidoni

    Aqui no Brasil com esse sol q faz da certo uma carreta dessa.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading