Coluna Mecânica Online – Fábrica ZERO: sustentabilidade para fabricar os veículos elétricos

por Blog do Caminhoneiro

A corrida para eletrificar o setor automotivo está em andamento. O governo do Reino Unido acaba de anunciar que as vendas de todos os carros a gasolina e diesel serão proibidas a partir de 2030, dando à indústria automotiva um prazo difícil para eliminar os veículos movidos a combustível fóssil no Reino Unido.

Os grandes fabricantes automotivos – como Ford, GM e VW – já estão se preparando para a revolução, investindo milhões na atualização de suas fábricas. No entanto, ainda existem obstáculos para a adoção total de veículos elétricos, como o alcance dos novos carros, a velocidade de carregamento e a acessibilidade dos carregadores.

Com investimento de $2,2 bilhões, a General Motors anuncia nos Estados Unidos sua fábrica ZERO – conceito que reflete na instalação do futuro de zero acidentes, zero emissões e zero congestionamentos – voltada unicamente para a produção de veículos elétricos.

É o maior investimento em uma fábrica na história da GM. Quando estiver totalmente operacional, a fábrica criará mais de 2.200 empregos industriais, além de possuir tecnologia e ferramentas avançadas com foco na fabricação sustentável.

A fábrica ZERO está se transformando com a sustentabilidade em mente. Durante a transição física da fábrica, os resíduos de concreto foram reaproveitados para criar estradas temporárias.

O local também reciclou águas pluviais para reduzir os custos de descarte e compensar o custo da água potável. As águas pluviais tratadas serão utilizadas nas torres de resfriamento e no sistema de supressão de incêndio.

A GM está comprometida em fornecer 100 por cento de suas instalações nos EUA com energia renovável até 2030 e todas as instalações globais até 2040.

Enquanto a demanda por veículos movidos a gasolina perdeu força devido à pandemia de COVID-19, o mercado automotivo tem observado um aumento constante nas vendas de veículos elétricos (VEs), veículos elétricos a bateria (BEV) e veículos elétricos híbridos plug-in (PHEV), o que só comprova que a tendência de mobilidade eletrônica deve ganhar cada vez mais importância nos próximos anos.

Mecânica Online

HackaTRAN

Em sua primeira edição, a maratona de programação promovida pelo Ministério da Infraestrutura, Denatran e Serpro busca contribui para a transformação digital no trânsito, com o tema “Inovação para o trânsito. Perceba o risco. Proteja a vida”, o hackathon traz a inovação em sua proposta, estimulando o desenvolvimento de soluções que garantam maior eficiência e segurança, por meio da tecnologia, aos serviços prestados pelo Denatran à população. O hackathon estimula a proposição de ideias e soluções disruptivas a partir de um desafio lançado.

Fraudes

O Instituto Combustível Legal (ICL), associação que atua no combate ao comércio irregular e fraudes do setor de combustíveis no Brasil, lança a série de reportagens, ” a rota do crime “. Uma série especial que detalha de que maneira milhares de litros de combustíveis ilegais circulam pelo país, passando pela sonegação/inadimplência de impostos, roubo/pirataria e até venda de combustíveis adulterados e com fraudes de quantidade para o consumidor final.

Assinatura

Já são diversas as empresas oferecendo o serviço de carro por assinatura no mercado brasileiro. As empresas especializadas em locação disponibilizam o serviço com foco especial nos carros populares. Algumas montadoras também estão apostando nesse nicho, casos da Toyota e da Volkswagen, de maneira restrita a alguns modelos específicos das marcas.


Tarcisio Dias é profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista, desenvolve o site Mecânica Online® (www.mecanicaonline.com.br) que apresenta o único centro de treinamento online sobre mecânica na internet (www.cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!