CaminhõesDestaquesNotíciasTecnologia

Governo da Alemanha quer sucatear todos os caminhões fabricados antes de 2013

Todo caminhão Euro 5 ou mais antigo poderá ser proibido de circular pela Alemanha, se um plano do governo do país for colocado em prática. O governo pretende oferecer subsídios de até 15 mil Euros, para que os donos de veículos anteriores ao Euro 6 enviem seus caminhões para desmanches.

Na última terça-feira, 17 de novembro, o governo federal alemão chegou a um acordo prévio com os governos estaduais, além de vários representantes da indústria automotiva e da Plataforma Alemã para o Futuro da Mobilidade.

O custo total para o governo alemão ficará em 1,16 bilhão de Euros (7,4 bilhões de Reais), e o foco principal do projeto é a contribuição com a proteção ao meio ambiente. Além de veículos de frotas de empresas e de motoristas que são donos dos próprios caminhões, o governo pretende substituir todos os caminhões de bombeiros, de emergência e militares anteriores ao Euro 6.

RECOMENDADO  Buzin Transportes tem dezenas de novas vagas para contratação de motoristas carreteiros em várias operações

Os valores também poderão ser usados para os frotistas substituírem seus implementos mais antigos, por modelo inteligentes, que tem controles eletrônicos para medir a pressão dos pneus e dos eixos, por exemplo.

As previsões iniciais falam em subsídios de 15 mil Euros para o sucateamento de modelos Euro 5, e 10 mil Euros para o sucateamento de modelos Euro 3 ou Euro 4.

O subsídio só será dado se os veículos forem baixados dos cadastros do governo, algo como o nosso Detran, que dá baixa no Renavan do veículo, e o caminhão precisará ser destruído, sendo impossibilitado de voltar a rodar.

RECOMENDADO  Venda de caminhões tem queda de 4,49% no fechamento de outubro

Isso impedirá vendas dos usados para exportação para países mais pobres, que compram caminhões de países de primeiro mundo e os usam por muitos anos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

6 comentários sobre “Governo da Alemanha quer sucatear todos os caminhões fabricados antes de 2013”

  • Se é pensando no meio ambiente era melhor deixar exportar os caminhões para países pobres. Sem a opção de usados semi novos baratos eles vão continuar utilizando caminhões euro 0.

  • Medida de governo autoritário… Aplica o subsídio, quem quiser aderir vai lá e troca. Provavelmente os políticos tem parte nas fábricas dos caminhoneiros novos… E ainda tem gente a favor de coisas desse tipo… Político não faz nada pensando no povo nem e meio ambiente… Sempre tem alguma coisa disfarçada.

  • Se isso acontecer aqui, a Gerdau vai aposentar os Caça muriçocas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Para o Paraguai kkk

  • Isso era para fazer no Brasil.
    Mas empresas tem incentivo

  • Boa iniciativa do Governo Alemão e principalmente por destruir os caminhões autorizados a serem substituídos . Também importante a medida pois impede de enviarem sucata para países pobres.

Fechado para comentários.