Meritor desenvolve sistema de suspensor para caminhões 6×4 e 8×4

por Blog do Caminhoneiro

A Meritor vai disponibilizar ao mercado nacional, a partir do ano que vem, um sistema exclusivo para caminhões 6×4 e 8×4, que desacopla e eleva o segundo eixo da tração, evitando desgaste de pneus, reduzindo custos de manutenção e com pedágio e também minimizando o consumo de combustível.

A solução foi batizada de Meritor Detachable, e já está sendo testada com clientes brasileiros. O time brasileiro de engenharia da Meritor foi o responsável pelo desenvolvimento, que poderá ser usado em caminhçoes com eixos Meritor em versões 6×4 e 8×4 tandem, dos modelos MT 14X, MT 150, MT 160 e MT 610, instalados em equipamentos que possuem suspensão pneumática.

A grande vantagem desse tipo de configuração, que transforma rapidamente um modelo 6×4 em 4×2, com o eixo elevado, ou 6×2, com o eixo apenas desacoplado, é a redução de custos para os clientes. Esse é um dos principais focos da Meritor.

 

“Trata-se de uma novidade no segmento de veículos pesados, desenvolvemos um sistema capaz de desacoplar o segundo eixo trativo direcionando o torque 100% ao primeiro eixo trativo, oferecendo a opção de suspender ou não o eixo desacoplado, de acordo com o modelo de suspensão do veículo, minimizando custos de viagens quando o veículo está sem carga”, disse Fábio Brandão, gerente Sênior de Engenharia do Produto da Meritor Brasil.

A redução de custos com pedágios pode chegar a 33% com o sistema, com ganho de eficiência de 2%, quando o segundo eixo trativo é desacoplado, e até 5% quando é desacoplado e suspendido.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados

1 comentário

Carneiro 25/11/2020 - 13:32

Os caminhões Mercedes-Benz já possuem essa tecnologia para suspender o eixo 6×4 .

Comments are closed.

%d blogueiros gostam disto: