Ônibus BYD vai funcionar exclusivamente com energia solar
Um dos grandes avanços na tecnologia de propulsão para substituir o diesel é a eletricidade. No Brasil, a empresa BYD é uma das pioneiras nessa tecnologia, e os chassis de ônibus fabricados pela empresa tem tido uma excelente aceitação por empresas de todo o Brasil.
Recentemente, a BYD entregou mais um ônibus, para a empresa Gertaxi, que realiza operação para a Companhia EDP, uma usina termoelétrica de Pecém, no Ceará. O ônibus será usado para transporte de colaboradores da empresa, entre Fortaleza e São Gonçalo do Amarante-CE. O percurso, de 70 km, será feito exclusivamente com eletricidade obtida por painéis solares.
Para isso, foram instaladas 183 placas solares na usina, garantindo independência em relação à energia da geração da UTE e do sistema de distribuição. As placas carregam as baterias do ônibus nos intervalos entre as viagens. O ônibus é encarroçado pela Marcopolo, com carroceria Viaggio 1050.
“Com essa autonomia é possível que operadores façam curtas e médias distâncias com um grande desempenho e economia de operação, graças à disponibilidade e economia de carregamento em relação aos similares a combustão. É uma excelente oportunidade para o mercado de fretamento investir em mobilidade não poluente, o que não só melhora a qualidade do ar nas cidades, como impacta diretamente na saúde da população”, explica o diretor da divisão de ônibus da BYD, Marcello Schneider.
“A EDP tem como objetivo liderar a transição energética no País, e a mobilidade elétrica vem sendo uma área que tem recebido atenção especial da Companhia. O ônibus elétrico solar é uma inovação que mostra o potencial dessa solução sustentável para o transporte urbano e rodoviário de massa”, afirma Cayo Moraes, gestor executivo de operação na EDP Brasil.
Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro