BYD vende 470 ônibus totalmente elétricos para Bogotá

por Blog do Caminhoneiro

A capital da Colômbia, Bogotá, irá receber uma frota de 470 ônibus BYD totalmente elétricos. Essa é a maior venda de ônibus do tipo já realizada nas Américas, e, de acordo com a BYD, irá impulsionar os sistemas de transporte públicos eletrificados na Colômbia.

Nesta semana foi realizada a cerimônia de entrega das primeiras 120 unidades. Os ônibus serão usados em nove rotas por toda a cidade a partir de 26 de dezembro, atendendo diariamente, mais de 69 mil passageiros.

Os 350 ônibus restantes serão entregues no próximo ano, e serão usadas em 30 rotas, transportando mais de 300 mil passageiros diariamente.

O primeiro lote é composto por ônibus de 12 e 9 metros, com capacidade para 80 e 50 passageiros, respectivamente. A carga das baterias é feita em cerca de 2 horas e meia, com autonomia para rodar cerca de 300 quilômetros.

Essa frota deixará de emitir mais de 12.500 toneladas de dióxido de carbono e 2,5 toneladas de material particulado a cada ano.

“Hoje é um dia histórico que podemos registrar na história de Bogotá. Isso se deve ao esforço conjunto de muitos colombianos talentosos. Queremos comprar mais ônibus elétricos, preferencialmente, que nos permitam retirar a velha frota a diesel e gasolina, e renová-la com ônibus elétricos limpos, prestando mais e melhores serviços aos cidadãos”, disse Claudia Nayibe López Hernández, prefeita de Bogotá.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

Artigos relacionados